O Curso de Licenciatura Plena em Matemática foi um dos primeiros a ser idealizado pelos gestores educacionais no PDI de instalação da Universidade do Estado do Amapá, em vista da forte identificação dos objetivos da entidade, da comunidade em que está inserida e das necessidades locais.
A instalação do Curso de Licenciatura em Matemática se deu, primeiramente, no município de Amapá – AP no processo de implantação do Campus naquela região, uma preocupação com a problemática social, por parte da gestão da época. Essa preocupação deve- se à necessidade de manter em funcionamento um curso de Licenciatura em Matemática na Região dos Lagos, que não dispõe de nenhuma formação presencial que atenda à formação de nível superior de vastos segmentos de uma região, como pela demanda de quadros habilitados e qualificados para as instituições educacionais existentes em todo o Estado do Amapá e, em especial, na microrregião dos municípios de Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho.
Preocupação esta que foi ampliada pelo atual Colegiado de Curso com a abertura no ano de 2020 com a turma no município de Macapá, conforme ato autorizativo do CONSU, por meio da Resolução nº 273/2018 – CONSU/UEAP e referendada na Reunião do Conselho Superior no dia 21 de janeiro de 2020. O presente documento encontra-se elaborado a estrutura do projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amapá, atendendo a legislação atual e as necessidades de transformações requeridas pelo contexto pedagógico na Educação.
O projeto tem sua estrutura pautada nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, bem como, institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciaturas, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Vale ressaltar que a UEAP tem compromisso social junto ao Estado, pois por ser uma Universidade Pública, proporcionará a inserção de mão de obra qualificada junto ao mercado de trabalho, além de proporcionar aos futuros matemáticos formados por esta IES, a possibilidade de cursarem uma especialização, mestrado e doutorado.