Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Licenciatura em Letras - Apresentação
Licenciatura em Letras - Apresentação

A língua é um dos fatores que possibilita a inclusão ou a exclusão dos sujeitos em uma dada sociedade. O uso das línguas proporciona não apenas a socialização do conhecimento e da cultura produzidos, além do compartilhamento de ideias, mas também a produção de novos saberes sobre a própria linguagem, o homem e o mundo. A apropriação de uma língua e do conhecimento produzido sobre ela significa ter acesso a um dos instrumentos que nos torna melhores cidadãos em uma sociedade letrada. Fundamentada nessa compreensão sobre as línguas, a oferta do Curso de Graduação em Letras (Com habilitação em Português ou Inglês ou Francês ou Espanhol) possibilitará uma formação baseada no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão que considerem o papel social das línguas materna e estrangeiras na sociedade contemporânea.

A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa ou Espanhola ou Francesa ou Inglesa e respectivas Literaturas – foi pensada no sentido de manter a diversidade linguística e cultural dentro da unidade da Grande Área – Letras.

Todo Curso de Letras, via de regra, é perpassado por subáreas que, em interação, subordinadas e articuladas à área mestra, convergem para uma formação que contemple e preconize os diversos saberes, gerais e específicos, que, ao longo do curso, formarão o cabedal de conhecimentos teóricos e práticos de que o futuro profissional de Letras disporá para intervir no contexto em que vive ou viverá, profissionalmente ou não.

A peculiaridade de ofertar a formação em uma ou mais línguas e respectivas literaturas implica na construção de uma matriz curricular particular para cada habilitação. Diante disso, o Curso de Letras da Universidade do Estado do Amapá – UEAP, atento a demandas sociais atuais, oferta, em suas Matrizes Curriculares, as seguintes habilitações: Língua Portuguesa e respectivas literaturas, Língua Espanhola e respectivas literaturas, Língua Francesa e respectivas literaturas, Língua Inglesa e respectivas literaturas.

Em virtude da posição geográfica privilegiada do Estado do Amapá, em zona fronteiriça de intercâmbio socioeconômico e cultural com a Guiana Francesa para o trabalho com a Língua Francesa; em face da carência de profissionais habilitados em Língua Espanhola para atuarem na Educação Básica no quadro de servidores do Estado e em virtude da abrangência global da Língua Inglesa, devido ao virtual encurtamento das fronteiras linguístico-comunicativas e culturais,

Atuar, interferindo ética e criticamente sobre o meio, implica o trânsito e o uso consciente e adequado das várias linguagens, sob a forma de gêneros heterogeneamente constituídos por vários tipos de enunciados discursivos, nos distintos contextos comunicativos, públicos ou privados, formais ou informais. Daí a importância, não apenas da reflexão teórica, mas também, concomitante a ela, da prática, contemplada sob a forma de disciplinas e de cursos, minicursos, seminários, fóruns, apresentações artístico-culturais, palestras, dentre outras atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão.


Última Modificação em : 03/12/2025 15:05:18