Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Engenharia Ambiental - Perfil do Egresso

PPC 2011

O egresso do Curso de Engenharia Ambiental da UEAP deverá ser um engenheiro com sólida formação técnico-científica e profissional, o que o capacitará a uma atuação crítica e reflexiva, de caráter inter e multidisciplinar, tanto científica como tecnológica ou sociológica, em relação ao meio ambiente.

O engenheiro ambiental será capaz de entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade existente.

Deverá saber projetar sistemas de mitigação mediante as recomendações das avaliações de impacto. Saberá utilizar as tecnologias existentes e contribuir para o desenvolvimento das mesmas.

Será capaz de participar e/ou coordenar equipes multidisciplinares de trabalho e interagir com as pessoas de acordo com suas necessidades profissionais. Para isso, deverá ter uma formação generalista, fundamentada nas ciências básicas da biologia e da engenharia, com forte embasamento social e ético.

Estará preparado para buscar contínua atualização e aperfeiçoamento, bem como para desenvolver ações estratégicas no sentido de ampliar e aperfeiçoar as suas formas de atuação profissional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

PPC 2023

O perfil profissional do egresso do Curso de Engenharia Ambiental formado pela Universidade do Estado do Amapá é de um profissional com sólida formação técnico-científica generalista e perfil empreendedor que busca soluções viáveis, com transversalidade e inovação. Ele atua nos aspectos do relacionamento homem-meio ambiente e seus efeitos na cultura, no desenvolvimento socioeconômico, na qualidade de vida, na avaliação e no controle das condições ambientais na indústria e nos meios urbano e rural, compatibilizando desenvolvimento econômico com sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O egresso pode atuar nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, coordenando e supervisionando equipes de trabalho, realizando estudos de viabilidade técnico-econômica, executando e fiscalizando obras e serviços técnicos; além de efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Assim, o egresso do curso de Engenharia Ambiental da UEAP está apto a atuar nas mais diversas áreas (atuar na iniciativa privada – consultoria e indústria – e em órgãos públicos – órgãos ambientais, companhias de saneamento, prefeituras, órgãos gestores, instituições de ensino e pesquisa, entre outros) e terceiro setor (associações e fundações), com ênfase no ambiente amazônico.

Será assegurado, ainda, que os egressos tenham autonomia intelectual, apresentem valores que lhes possibilitem um desempenho profissional crítico-propositivo, participativo e de sólida vocação socioambiental e sejam capazes de atuar na sociedade de forma ética e em sintonia com demandas nacionais e internacionais.

No campo social, o engenheiro ambiental poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável da população. Essa atuação para a sociedade ocorrerá com o desenvolvimento de soluções técnicas e de ações para prevenir, minimizar e reparar danos ao meio ambiente, além da promoção da salubridade ambiental e da saúde pública.

Assim, o Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Estado do Amapá, levará em sua formação, a compreensão de assuntos e conteúdos relacionados à cultura e às artes; aos avanços tecnológicos; à ciência, tecnologia e sociedade; à democracia, ética e cidadania; à ecologia; à globalização e política internacional; às políticas públicas (educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa e desenvolvimento sustentável); às relações de trabalho; à responsabilidade social (setor público, privado e terceiro setor); sócio diversidade e multiculturalismo (violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão e relações de gênero); às tecnologias de informação e comunicação; e vida urbana e rural.

Ante o exposto, o engenheiro ambiental egresso da UEAP deverá ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos para projetar, operar, gerir e modelar sistemas de controle da poluição (atmosférica, hídrica e do solo), de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e urbanização. Ademais, o formando/egresso deverá ser capaz de periciar a adequação à legislação ambiental quando da execução de uma obra e atuar em sistemas de alta complexidade tecnológica sem desconsiderar as habilidades necessárias ao trabalho em equipe, à gestão interdisciplinar dos projetos de engenharia e ao desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica. Dessa forma, o formando/egresso estará não somente e exclusivamente preparado para lidar com as questões ambientais, mas, acima de tudo, apto a exercer suas competências com pleno conhecimento das suas responsabilidades no contexto da sociedade e das ações necessárias ao desenvolvimento socioeconômico e da melhoria da qualidade de vida de forma segura da população.


Última Modificação em : 13/09/2025 13:59:56