Denominação do curso: Engenharia de Pesca (Bacharelado).
Título acadêmico conferido: Bacharel em Engenharia de Pesca.
Forma de ingresso: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Mobilidade Acadêmica Interna e Externa. Os candidatos que desejam ingressar na UEAP através do Enem podem se beneficiar com a Lei de Cotas. A Universidade reserva 5% das vagas para indígenas e 5% para pessoas portadoras de necessidades especiais. O restante das vagas é dividido proporcionalmente ao percentual de egressos de escolas públicas, colégios particulares e afrodescendentes inscritos no processo seletivo.
Número de vagas oferecidas por processo seletivo: 50 (oferta anual).
Grau: Engenharia.
Turno de funcionamento: matutino (08h às 12h25min) e vespertino (14h às 18h25min) considerando que nos anos ímpares a entrada será no período matutino e nos anos pares no período vespertino.
Sistema de aula: aulas de segunda a sábado.
Modalidade de ensino: presencial.
Regime de matrícula: semestral.
Período mínimo e máximo de integralização: mínimo 5 anos e máximo 7,5 anos. Após o prazo máximo para a conclusão do curso, o acadêmico perde a matriz de origem e integra-se a matriz em curso, segundo a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e bases) no artigo 92, que extingue o jubilamento.
Carga horária total do curso: 4.410 horas/aula de 50 minutos ou 3.675 horas/relógio, de acordo com regimento acadêmico da UEAP e com a legislação federal, Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007, que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
Matriz curricular: O curso de Engenharia de Pesca da UEAP possui uma matriz curricular composta por disciplinas de formação básica, profissional e específica, além de atividades complementares, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso (TCC).
Formação Básica: Inclui disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia e outras áreas do conhecimento que fornecem a base científica necessária para as disciplinas profissionais e específicas.
Formação Profissional: Abrange disciplinas que proporcionam os conhecimentos técnicos e tecnológicos essenciais para a atuação na área de Engenharia de Pesca, como Hidráulica, Navegação, Mecânica dos Fluidos, entre outras.
Formação Específica: Envolve disciplinas focadas diretamente nas práticas e conhecimentos aplicados à pesca e aquicultura, como Tecnologia do Pescado, Gestão Pesqueira, Aquicultura, entre outras.
Documento de autorização: o curso de Engenharia de Pesca foi implementado na Universidade do Estado do Amapá de acordo com o Parecer nº 022/2007 – CEE/CEPES e Resolução nº 084/2011 – CEE/AP.