Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Especialização em Matemática na Educação Básica - Objetivos
Objetivo Geral
- O curso de especialização em Matemática na Educação Básica tem como objetivo geral proporcionar a formação continuada, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, aos egressos dos Cursos de Licenciatura, preferencialmente em Matemática, Física, Química, Computação e Informática, que atuam como profissionais da educação nas redes públicas, professores da educação básica da rede particular em exercício e demanda social reprimida dentre profissionais graduados nas engenharias e áreas afins, que atuam nos diversos segmentos das Ciências Exatas, que buscam o aprimoramento profissional ou que procuram novas possibilidades de atuação.
Objetivos Específicos
- Promover a pesquisa aplicada na educação básica no âmbito das ciências exatas, nos cenários estadual e nacional, na perspectiva da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, mantendo o caráter da qualidade, e contribuindo para o desenvolvimento do Amapá, com ênfase no interior do estado e regiões vizinhas do Pará.
- Formar professores da educação básica que possam intervir no processo educativo, de modo a melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis, buscando envolver docentes e estudantes em processos e práticas pedagógicas, nas quais ambos se reconheçam como produtores de conhecimento no âmbito da experiência de ensinar-aprender-pesquisar.
- Propor ou aperfeiçoar o incentivo ao desenvolvimento de programas de ensino de matemática inovadores na educação básica, bem como o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais, visando à crescente qualificação de pesquisadores e grupos de pesquisa, estimulando a divulgação do conhecimento produzido.
- Contribuir para o aprimoramento das atividades didáticas e pedagógicas dos professores, favorecendo a formação integral dos educandos, considerando os princípios da alternância nas atividades que entrelaçam o tempo escola e no tempo comunidade.
- Promover conhecimentos teóricos articulados aos saberes matemáticos locais, incentivando a (re)construção das práticas pedagógicas inovadoras pautadas em metodologias ativas e tecnomediadas.
Última Modificação em : 04/09/2025 02:49:54