Integralização da creditação da extensão na UEAP
A Pró- Reitoria de Extensão (PROEXT), da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) são responsáveis pela institucionalização da integralização da creditação da extensão universitária. À PROEXT cabe o gerenciamento, assessoramento, acompanhamento e avaliação das ações de natureza extensionista, de caráter social, cultural e artístico. Enquanto à PROGRAD cabe articular as políticas de criação e avaliação, promover a atualização didático-pedagógica do corpo docente e elaborar política de avaliação e acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem nos cursos de graduação.
A extensão universitária configura-se como a relação direta entre a Universidade e a sociedade, por meio da integração das diferentes áreas do saber técnico-científico, a partir da indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa, partindo do princípio das interconexões socioeducativas. Nesta perspectiva, entendemos que a extensão é primordial no processo de formação Universitária, pois oportuniza a elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico, submetido à reflexão teórica-prática (Plano Nacional de Extensão Universitária, 2001, p.5).
Nesse sentido, a Integralização da Creditação da Extensão é a inserção das atividades extensionistas nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, como componente curricular. A Integralização tem como bases teóricas os Planos de Desenvolvimentos Institucionais (PDIs) , Projetos Políticos Institucionais (PPIs) das entidades educacionais (de acordo com o perfil do egresso), estabelecido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nos demais documentos normativos próprios, além da Resolução CNE/CES nº 7/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão Universitária da educação superior, fato que possibilitará atividades formativas e experiência teórica-prática intencional, reflexiva, interventiva e transformadora, na formação acadêmica.
A Integralização da Creditação da Extensão é obrigatória para todos (as) os(as) discentes dos cursos de graduação das Universidades Brasileiras, devendo estar previsto o mínimo de 10% (dez por cento) da carga horária total do curso, o que de acordo com a Resolução n° 7/2018, deverá estar inserida nos cursos de graduação, até 18 dezembro de 2021, através dos Projetos Pedagógicos de Curso, especificando onde e como dar-se-á essa inserção na matriz curricular.
Vale destacar a necessidade da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, como princípios preconizados no Art. 207 da Constituição Federal de 1988 e sua configuração na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), em que se reforça a tríade universitária como fundamento do processo formativo.
Portanto, é neste cenário de provocações, de mudanças para atitudes favoráveis à práxis educativa, que a PROEXT e PROGRAD buscam a integralização da creditação da extensão universitária, por meio de um papel ativo e interativo no enfrentamento dos desafios socioeducativos na sua efetivação na Universidade do Estado do Amapá.
Anexos:
Anexo I da Instrução Normativa nº 001/2019- Guia de Creditação da Extensão Universitária.
Este guia traça os caminhos para a organização da proposta de Integralização da Creditação da Extensão Universitária nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UEAP, respeitando suas especificidades e autonomia didático-pedagógica. Além disso, ele busca esclarecer como deve funcionar cada etapa da execução das Unidades Curriculares de Extensão (UCEX).
Projetos UCEX
|
PROJETOS UCEX |
|||||
|
CADASTRO N° DIEXT/UEAP |
COORDENADOR |
COLEGIADO |
TÍTULO |
MODALIDADE |
STATUS |
|
034/2021-DIEXT |
FERNANDO BRUNO MARTINS NUNES |
MATEMÁTICA |
OBSERVATÓRIO EDUCACIONAL DE MATEMÁTICA NA AMAZONIA AMAPAENSE |
PROGRAMA - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
002/2022-DIEXT |
COORD. ANGELA DO CÉU UBAIARA BRITO EQUIPE: KLEWERSON REGYS DA SILVA RODRIGUES |
PEDAGOGIA |
TENDA EDUCATIVA DE JOGOS: BRINCAR E |
UCEX (vinc PROG. TENDA EDUCATIVA) |
FINALIZADO |
|
003/2022-DIEXT |
COORD. VITOR SOUSA CUNHA NERY EQUIPE: WILSON MONTEIRO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO |
PEDAGOGIA |
TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO |
PROJETO UCEX |
AGUARDANDO RF |
|
004/2022-DIEXT |
COORD. RAMON DE OLIVEIRA SANTANA EQUIPE: JOAQUINA BARBOZA MALHEIROS; LAÍS MIRANDA FEIO; ANDRÉ DOS SANTOS SANTOS; ANA JULIA DE AQUINO SILVEIRA; LELIANE DA COSTA FERREIRA |
LIC. EM QUÍMICA |
MARÉ DAS LETRAS: ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO-AP |
PROJETO UCEX |
FINALIZADO |
|
005/2022-DIEXT |
COORD. FRANCISCO DINIZ DA SILVA EQUIPE: SILVIA SIMONE DOS SANTOS DE MORAES; ELENILZE FIGUEIREDO BATISTA FERREIRA; JOSE PINHEIRO FRAGOSO NETO PEREIRA |
LIC. EM QUÍMICA |
OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE MACAPÁ |
PROJETO UCEX |
FINALIZADO |
|
006/2022-DIEXT |
COORD. MÁRCIO CUNHA FERREIRA EQUIPE: NEUCIANE DIAS BARBOSA, SUELEN FÉLIX PEREIRA, VITOR GONÇALVES DALMÁCIO, ELOÍSA FREIRE LOPES CORRÊA, IGOR WILLIAM COUTO DE SOUZA. |
ENG. DE PESCA |
CIRCUITO DA ENGENHARIA DE PESCA: DIVULGANDO O CURSO COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
PROJETO UCEX |
FINALIZADO |
|
007/2022-DIEXT |
COORD. ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS EQUIPE: LESLIE JOVANA SILVA SANTOS |
PEDAGOGIA |
BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDISTAS NA BRINQUEDOTECA E NAS ESCOLAS |
UCEX (vinc PROG. BRINQUEDOTECA) |
FINALIZADO |
|
009/2022-DIEXT |
COORD. FRANCESCO MARINO |
LETRAS |
A ESCRITA E A LEITURA: INSTRUMENTOS DE CIDADANIA |
PROJETO UCEX |
FINALIZADO |
|
040/2022-DIEXT |
FRANCESCO MARINO |
LETRAS |
VII CICLO DE PALESTRAS DE ESCRITORES DA LITERATURA DO AMAPÁ |
PROJETO - UCEX |
FINALIZADO |
|
004/2023-DIEXT |
FRANCESCO MARINO |
LETRAS |
A LITERATURA COMO FONTE DE FRUIÇÃO LITERÁRIA E ESCRITA DE TEXTOS |
PROJETO - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
005/2023-DIEXT |
FRANCESCO MARINO |
LETRAS |
1° CICLO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPLANTAÇÃO DAS COM-VIDAS E OFICINAS TEMÁTICAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS |
PROJETO - UCEX |
UCEX NÃO EXECUTADA |
|
006/2023-DIEXT |
LUIZA PRESTES DE SOUZA |
ENG. DE PESCA |
REPRODUÇÃO INDUZIDA DE PEIXES AMAZÔNICOS VINCULADO AO PROJETO DE EXTENSÃO “CIRCUITO DA ENGENHARIA DE PESCA”. |
CURSO - UCEX (vinc ao Proj. Circuito EP) |
FINALIZADO |
|
007/2023-DIEXT |
VALÉRIA SILVA DE MORAES NOVAIS |
PEDAGOGIA |
O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
PROJETO - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
008/2023-DIEXT |
MARTHA STELLA MELO DA SILVA |
LETRAS |
RUMO À UNIVERSIDADE: CAMINHOS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
PROJETO - UCEX |
FINALIZADO |
|
010/2023-DIEXT |
DANIELLE DIAS DA COSTA |
PEDAGOGIA |
METODOLOGIAS ATIVAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS |
PROJETO - UCEX vinc. ao Prog Transf |
EM EXECUÇÃO |
|
011/2023-DIEXT |
FRANCESCO MARINO |
LETRAS |
VIII CICLO DE PALESTRAS DE ESCRITORES DA LITERATURA DO AMAPÁ |
PROJETO - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
Termo 001.035.2023 |
ANGELA DO CÉU UBAIARA BRITO |
PEDAGOGIA |
BRINQUEDISTAS EM AÇÃO |
PROJETO - UCEX vinc. Prog Brinquedoteca |
EM EXECUÇÃO |
|
Termo 002.035.2023 |
RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES |
PEDAGOGIA |
AGENDA 2030: A PRÁXIS SOCIOEDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS |
PROJETO - UCEX vinc. Prog Sala Verde |
EM EXECUÇÃO |
|
Termo 003.035.2023 |
DAIMIO CHAVES BRITO |
LIC. EM QUÍMICA |
TENDA DA QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO ITINERANTE |
PROJETO - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
Termo 004.035.2023 |
DILNÉIA ROCHANA TAVARES DO COUTO |
LIC. EM FILOSOFIA |
ESCRILEITURAS: LER E ESCREVER COMO MÉTODO DE INVENÇÃO DIDÁTICA EM FILOSOFIA |
PROJETO - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
Termo 005.035.2023 |
DANIELLE DIAS DA COSTA |
PEDAGOGIA |
CICLO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PROJETO - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
Termo 006.035.2023 |
ROSIVALDO CARVALHO GAMA JÚNIOR |
CIÊNCIAS NATURAIS |
FEIRA ITINERANTE DE FÍSICA |
PROGRAMA - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
062/2023-DIEXT |
FRANCESCO MARINO |
LETRAS |
ANDAR ENTRE LIVROS NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA BIBLIOTECA PROF. ANTONIO ALDUAFRAM R. SOUZA, NA ESCOLA ELIANA FLEXA |
PROJETO - UCEX |
EM EXECUÇÃO |
|
063/2023-DIEXT |
GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS PEREIRA |
CIÊNCIAS NATURAIS |
|
PROGRAMA - UCEX |
EM EXECUÇÃO |