Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Licenciatura em Filosofia - Corpo Docente

O Colegiado de Licenciatura em Filosofia da UEAP conta com um corpo docente composto por doze professores e professoras. Confira abaixo suas formações e áreas de atuação.

 

alexander.jpg

Alexander Weller Maar

http://lattes.cnpq.br/5446198183617511 

Doutor em filosofia pela University of Auckland (Nova Zelândia), com uma tese sobre os usos do pensamento contrafactual na resolução de problemas em filosofia da história. Mestre em filosofia (epistemologia) pela UFSC com dissertação sobre formas de explicação em historiografia e a crítica ao positivismo. Licenciado em filosofia pela Università di Trento (Itália), e em história pela UDESC. Possui experiência de ensino e pesquisa no Brasil e Nova Zelândia. Publicou em periódicos especializados no Brasil, Portugal, Holanda e Itália. Foi professor colaborador na University of Auckland (2015-16), professor substituto na UEL (2019-22) e no CEFET MG (2021-22). Atuou como professor efetivo no IFPA (2022-24). Atualmente, é professor concursado junto à Universidade do Estado do Amapá- UEAP. Faz pesquisa e orienta trabalhos na área de epistemologia e filosofia da ciência.

ANDERSON.jpg

Anderson Kaue Plebani

http://lattes.cnpq.br/2740921547076486

Bacharel (2010-2015), mestre (2016-2018) e doutor (2019-2024) em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor adjunto de filosofia (metafísica) na Universidade do Estado do Amapá. Pesquisa metafísica/ontologia com ênfase na abordagem fenomenológico-hermenêutica e em interface com temas como tecnologia, educação, arte e política.

Foto Dilneia R. T. do Couto.jpg

Dilneia Rochana Tavares do Couto

http://lattes.cnpq.br/4795329647093176

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (02/2005) Bacharel e Licenciada em Filosofia (01/2008) ambas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Realizou mestrado profissionalizante no Máster Universitario Nuevas Tendencias y Procesos de Innovación en Comunicación (01/2010) e Doutorado no Programa Universitario de Ética e Democracia (01/2012) ambos pela Universitat Jaume I de Castellón Espanha. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ética; filosofia política; éticas aplicadas; deontologia; ética institucional; responsabilidade social, comunicação social e jornalismo e novos meios de comunicação.

GERSON.jpg

Gerson Francisco de Arruda Junior

http://lattes.cnpq.br/9697745927271470

Doutor em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui experiência no ensino e na coordenação de cursos de graduação e de pós-graduação. Quanto à pesquisa, interessa-se por temáticas e problemas filosóficos acerca da linguagem e de suas relações com as ações e práxis humanas, tendo orientado alunos de graduação, de especialização, e de mestrado. Atualmente, é professor de filosofia na Universidade do Estado do Amapá, onde também participa do Grupo de Pesquisa "Ética e Filosofia Política".

Descrição: C:\Users\Solania Alcantara\Downloads\foto-janilson.jpg

Janilson Pinheiro Barbosa

http://lattes.cnpq.br/7234554358233329

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade La Salle - Canoas (2001), graduação em Pastoral Catequética pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1998), mestrado em Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é professor de pós-graduação e palestrante do Instituto Zoom, professor de ensino superior da Universidade do Estado do Amapá, consultor de monitoramento do novo ensino médio da Organização dos Estados Iberoamericanos e especialista em monitoramento e avaliação - Faculdat Latinoamericana de Ciencias Sociales. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, conhecimento, filosofia, aprendizagem e diálogo.

foto 3x4 José.jpeg

José Adnilton Oliveira Ferreira

http://lattes.cnpq.br/2068358243656514

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Brasília - (UNB/DF). Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da (UNESP/SP) - São Paulo - Universidade Estadual Paulista/Campus/Araraquara. Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade de Évora (UE/PT)- UEVORA- PORTUGAL. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amapá-(UNIFAP/AP). Licenciado em Filosofia – Estácio/AP e Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL/RS e Habilitação em Supervisão Escolar pela UCPEL/RS e Graduando em Direito pela Faculdade Estácio de Sá/AP- Seama. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Consultor para Altas Habilidades/superdotação - AH/SD/UNESCO. Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia Educacional; Dialética do Conhecimento; o pensamento filosófico em bases existenciais; Filosofia, Educação, Gênero e Diversidade educação profissional, epistemologia didática, gestão educacional, didática, educação do campo, ribeirinha e indígena, alunos com altas habilidades, educação escolar inclusiva. Integrante de três Grupos de Pesquisa vinculados à plataforma Capes: 1. Grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas da Educação Especial Inclusiva da Faculdade de Ciências e Letras do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista - FCL / UNESP / Campus - Araraquara/SP. 2. Grupo de pesquisa em Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília - UNB. 3. Grupo de pesquisa Ética e Filosofia Política do Colegiado de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, na linha de pesquisa Filosofia prática contemporânea: questões éticas e políticas. Integrante do Observatório Nacional de Educação Especial. Atualmente Acadêmico da Federação Brasileira de Ciências, Letras e Artes - FEBACLA.

luis.jpg

Luis Fernando Biasoli

http://lattes.cnpq.br/3337632439811531

Pós-Doutorado em Filosofia do século XVII - Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Descartes-Espinosa, 2018 (PUCRS). Graduação em Economia UFRGS (2005), Filosofia FAFIMC (1996). Mestrado (2008) e Doutorado em Filosofia PUCRS (2011). Pesquisa, escreve, traduz e comenta a Filosofia do Século XVII, sobremaneira Descartes e Espinosa, Hobbes, Pascal. Escreve obras e pesquisa nas temáticas: Teoria do conhecimento, Novos Direitos, Bioética, Biodireito, Ética, Políticas Público-Sociais, Democracia e sua crise, Educação, Transhumanismo, Ética e Inteligência Artificial entre outras temáticas emergentes.

mirian..jpg

Mirian Monteiro Kussumi

http://lattes.cnpq.br/8615223409406781

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em filosofia na Puc-Rio, onde desenvolveu uma pesquisa comparativa entre a filosofia da natureza e da identidade de Schelling e a fenomenologia e lógica de Hegel. Efetuou um estágio de doutorado sanduíche orientado pelo prof. Dr. Markus Gabriel no Institut für Philosophieder Universität Bonn. Membro do corpo editorial da Crise e Crítica - Revista latinoamericana de filosofia e política (versão da Revista internacional Crisis and Critique). As áreas majoritárias de interesse são: filosofia alemã, com foco no idealismo alemão (pós-kantiano), principalmente em autores como Kant, Fichte, Schelling e Hegel. Possui também interesse em estudos culturais, marxismo, Escola de Frankfurt e realismo especulativo.

 

Pablo Azevedo

http://lattes.cnpq.br/2664044636228922

Graduado e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Mestre em Filosofia pelo PPGF-UFRJ (2011) com foco em filosofia política moderna. Doutorado em Filosofia no PPGF-UFRJ (2016), onde desenvolveu tese analisando os conceitos de indivíduo e multidão no pensamento de Spinoza e nas leituras de comentadores contemporâneos. Efetuou estágio sanduíche de doutorado com bolsa PSDE-CAPES na Università degli Studi di Milano-Biccoca (2013-2014). Atua em : Filosofia Política, Filosofia Moderna e História da Filosofia. Tem interesse em: Filosofia da história, história moderna e epistemologia das ciências humanas e sociais. Experiência com ensino a distância atuando como professor-tutor e, posteriormente, como coordenador geral acadêmico da Pró-Reitoria de Educação a Distância da Universidade Candido Mendes (2017-2019). Editor associado da Crise e Crítica: Revista Latino-Americana de Filosofia e Política (2023).

IMG-20240710-WA0009.jpg

Rafael e Silva Lima

http://lattes.cnpq.br/5891926537994829

É doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2022-), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011) e graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia - INSAF, Recife (2007). É professor da Universidade do Estado do Amapá - UEAP. Temas de interesse compreendem as áreas de Filosofia, Educação e Literatura, com destaque para filosofia da educação, ensino de filosofia, práticas espirituais na filosofia, gênero e corporeidades, Goethe, autoficção e autobiografia.

rodrigo.jpg

Rodrigo Benevides Barbosa Gomes

http://lattes.cnpq.br/2282727419885115

Professor adjunto na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Doutor em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio doutoral na Universidade de Cincinnati. Licenciado e mestre em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa fenomenologia, hermenêutica, filosofia da religião e filosofia da educação.

Rudinei Borges dos Santos

http://lattes.cnpq.br/0477323246228020

Rudinei Borges dos Santos (Itaituba, Pará - 1983) é escritor e professor da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Atua nas áreas de Filosofia da Educação e História da Arte. É doutorando em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com dissertação sobre educação e filosofia do diálogo no pensamento de Martin Buber. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia no Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Como escritor, reuniu escritos de mais de duas décadas dedicadas à literatura e ao teatro nos livros "O grão e a palha na eira" (poemas), "Oratório no deserto de sal" (teatro) e "Campo do Oleiro" (prosa), também traduzidos para a língua espanhola. Com a historiadora Marília Magalhães, escreveu o livro "Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros", em que reúne a história oral de mulheres faveladas na luta por moradia. É também autor dos livros "Oração ao galo dos ventos", "Oração ao pequeno sol", "O lançador de granadas", "Memorial dos meninos" e "Chão de terra batida". Foi professor de Filosofia na Educação Básica II, do Governo do Estado de São Paulo, e atuou, por mais de dez anos, como diretor teatral e dramaturgo do Núcleo Macabéa, grupo da Cooperativa Paulista de Teatro.

 

Vinicius Rodrigues Maione

http://lattes.cnpq.br/5083329870872059

Professor na Universidade do Estado Amapá, com interesse em Filosofia da Linguagem, de orientação analítica; Filosofia da Lógica, com ênfase na investigação acerca da natureza do objeto de estudo dessa disciplina; além de Epistemologia e Filosofia da Ciência. Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás (PPGFIL), na linha Lógica e Filosofia da Linguagem. Recentemente tem se interessado por temas relacionados à Lógica e desenvolvimento de softwares de gestão; a Metodologia do Ensino de Filosofia e à Antropologia e Políticas Públicas. É membro dos grupos de pesquisa Ecologia de Ecossistemas Amazônicos e Ética e Filosofia Política. É professor das disciplinas de Lógica e Filosofia da Linguagem, orientou trabalhos de conclusão de curso e participou de bancas.

 

 


Última Modificação em : 10/10/2025 08:23:13