Corpo Docente
Ana Paula Silva da Silva Amaral
Educadora Musical, Pesquisadora e Musicista. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestra em Música - Educação Musical pela Universidade de Brasília - UnB. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Especialização em Metodologia para o Ensino de Arte - UNINTER (2011), Especialização em Educação Musical - UCAM PROMINAS e Curso de Clarinete pelo Conservatório Carlos Gomes - Belém-Pará. Atualmente é Professora Assistente em cargo efetivo na área de Educação Musical na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Integra o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia - GEPEA/UEAP e o Grupo de Pesquisa Música e Escola do PPGMus/UFRGS. Seus interesses de pesquisa estão no campo da Educação musical, principalmente nos seguintes temas: ensino superior em música, educação musical escolar, educação musical em espaços alternativos de aprendizagem da música e programas de formação de professores (currículo). Atua como maestrina da Orquestra Ágape e da Orquestra Jovem El Elion - OJEE, atuando professora e coordenadora dos projetos de formação de músicos dessas orquestras.
http://lattes.cnpq.br/9164109659991759
Mayara Patricia de Souza Freitas
Professora de Flauta Doce/Educação Musical na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Especialista em Educação Musical; Arranjo Musical; Educação Infantil: Jogos, brinquedos e recreação pela Faculdade de Minas de Pós Graduação (FACUMINAS, 2022 - 2023). Graduação em licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP, 2015 - 2019).
http://lattes.cnpq.br/0804686391642050
Emanuel Lima Cordeiro
Professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Possui mestrado em Composição Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Especialização em Fundamentos da Criação em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Bacharelado em Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Bacharelado em violão pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Teve composições premiadas no Prêmio Funarte de Composição Clássica, 3º Festival Cultura de Música e 3º Festival da Associação de rádios públicas do Brasil (ARPUB). Suas obras têm sido apresentadas por diversos grupos musicais: Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia, Coro Carlos Gomes, entre outros grupos.Tem experiência na área de composição musical, arranjo e violão.
http://lattes.cnpq.br/2240161888170428
Ismael Lima do Nascimento
Atualmente professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Ismael Nascimento é Doutor em Guitarra Jazz pela University of Southern California (Los Angeles - EUA). Possui Mestrado em Performance Musical (Violão) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e graduação em Música (Violão) pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Recebeu prêmios como o primeiro lugar na categoria guitarra jazz do Wilson Center Guitar Festival (EUA), foi um dos vice-campeões da competição de guitarra Dreamcatcher Guitar Contest (EUA), dentre outros. Ismael Nascimento se apresentou para a Los Angeles Jazz Society, foi uma das atrações do Amapá Jazz Festival, e atuou em orquestras como a Orquestra de Violões do Amazonas e Amazonas Jazz Band, acompanhando artistas de renome nacional e internacional como Gilson Peranzzetta, Sebastião Tapajós, dentre outros. Possui vários artigos publicados em congressos acadêmicos nacionais, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Violão, Guitarra, Música Brasileira e Improvisação Musical.
http://lattes.cnpq.br/4159221233621555
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena
Educador Musical, pesquisador e musicista. Mestrando em música pela Universidade de Brasília - UnB. Professor Substituto na Universidade do Estado do Amapá. Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - FATECH (2022). Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP (2021). Técnico em violão erudito pelo Centro de Educação Profissional de Música - Walkíria Lima (2018). Premiado em 1 lugar no Concurso de Violão Sebastião Mont Alverne - Edição 2018. Bolsista de Iniciação Científica durante a graduação na Universidade do Estado do Amapá - UEAP (2018 a 2020). Bolsista de Extensão na Universidade do Estado do Amapá (2021).
http://lattes.cnpq.br/0751128395022432
Maira Ana Kandler
Doutora em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019), Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), Especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Graduada em Educação Artística/Habilitação em Música pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Atua na área de Música - Educação Musical, com ênfase no ensino de música na Educação Básica, Musicalização Infantil, Formação de Professores de Música, Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Regência. Membro do Grupo de Pesquisa Música e Escola (UFRGS/CNPq), do Grupo de Pesquisa Música e Educação - MusE (UDESC/CNPq) e também do Grupo de Pesquisa Observatório interdisciplinar de Novas Pedagogias e Práticas musicais (UEAP/CNPq). Representante da Associação Brasileira de Educação Musical no estado de Santa Catarina na gestão 2022-2023.
http://lattes.cnpq.br/1627575650256780
Susana Castro Gil
Professora adjunta da Universidade do estado de Amapá (UEAP) no programa de licenciatura em música. Doutora em Música-performance pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2022). Possui mestrado em música pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2019), Brasil; bacharelado em piano pela UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA (2017), Colômbia. Áreas de interesse: Performance musical contemporânea, música de câmara latino-americana, filosofia da performance, pesquisa artística.
http://lattes.cnpq.br/2345699471995089
Caio Marques Pinto de Souza
Caio de Souza é um dos mais destacados violeiros caipiras (viola de 10 cordas) de sua geração, com uma abordagem musical única que combina suas influências da música tradicional brasileira, da música clássica e da world music. Os seus projectos mais recentes incluem uma residência com OneBeat, produzida por Bang on a Can's Found Sound Nation, e uma série de três álbuns visuais, No Pinicado da Viola, evocando as origens musicais do instrumento. Com o grupo Sexteto Clariô uma fez turnê internacional (Alemanha e França), como também se apresentou em várias cidades do Brasil com artistas ilustres como Mestre Bule Bule (Bahia), Juraildes da Cruz (Goiás), a dupla sertaneja Zé Mulato e Cassiano (Brasília), e Rubinho do Vale (Minas Gerais), entre muitos outros. Estreou como solista da Orquestra Filarmônica da Universidade de São Paulo em cidades do estado de São Paulo. Caio já lançou três discos: Urutu com Leticial Leal (viola caipira), Espalha Brasa - Zequinha de Abreu na Viola Caipira (Quarteto Caio de Souza) e Onde Está o Jeca? (Soprano a Viola), e um EP: Foi Ontem, Será Amanhã com Arthur Boscato (violão 7 cordas). Já tocou, deu workshops e palestras em diversas universidades americanas: Florida State University (Tallahassee), University of Minnesota Twin Cities (Minneapolis), Indiana University (Bloomington) e University of Colorado (Boulder). Ele também tocou nas séries de concertos da Indianapolis Classical Guitar Society e da Knoxville Classical Guitar Society. Caio de Souza é bacharel em performance de viola caipira pela Universidade de São Paulo e cursa mestrado em etnomusicologia na Indiana University, Bloomington, EUA.
http://lattes.cnpq.br/5914855406569496
José Miguel de Souza Cyrillo
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Música pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá IESAP (2019) e Licenciatura em Música pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá IESAP (2018). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. No campo da administração pública, exerceu o cargo de Secretário de Cultura do Estado do Amapá de janeiro de 2011 a abril de 2013. Em sua gestão incentivou a criação da primeira Orquestra Quilombola do Brasil e introduziu uma consistente política de editais culturais no Estado. Atua profissionalmente como cantor, compositor e produtor musical. Gravou 08 CDs solo e 02 DVDs entre 1991 e 2021. Participou de um grande número de CDs e DVDs coletivos até a presente data, com destaque para os álbuns Planeta Amapari (1996), Dança das Senzalas (1998) e o DVD Gente da Mesma Floresta, (1997). No campo da Educação, participa do Núcleo de Estudos em Currículos e Formação de Professores nas Amazônias (NUCFOR), cadastrado no CNPq e atua como professor efetivo na Universidade do Estado do Amapá, UEAP.
http://lattes.cnpq.br/6547130299461188
Raisa Ribeiro de Souza
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade META(2010). Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Amapá (2022) e História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) Bacharel em Direito pela FACULDADE DE MACAPÁ. Atualmente é professora substituta da Universidade do Estado do Amapá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Artes/Música atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Musical, Cultura, Infância.
http://lattes.cnpq.br/9300880262770565
Ana Letícia Maleamá Sfair de Andrade
Professora substituta na Universidade do Estado do Amapá Ueap, Mestranda em Educação na Universidade Federal do Amapá. Cantora, pianista e regente.