EMENTA DO CURSO (conforme Resolução 478/2020).
1°SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Fundamentos da Educação Musical1 | 5 | 40 | 35 |
| 75 |
|
Teoria e Percepção Musical I | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
História da Música I | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Psicologia da Educação | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Metodologia da Pesquisa Científica | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Tecnologia e Informática na Educação Musical3 | 5 | 50 | 25 |
| 75 |
|
Instrumento Musicalizador I - Flauta Doce2 | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
Canto Coral I5 | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
Optativa 14 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
TOTAL HORA AULA | 33 | 345 | 150 | - | 495 |
|
TOTAL HORA RELÓGIO |
|
|
|
| 412,5 |
|
2° SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Metodologia da Educação Musical1 | 5 | 40 | 35 |
| 75 |
|
Teoria e Percepção Musical II | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
História da Música II | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Filosofia da Educação | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Fundamentos da Arte Educação1 | 5 | 60 | 15 |
| 75 |
|
Instrumento Musicalizador II - Flauta Doce2 | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
Canto Coral II5 | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
Optativa 24 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Unidade Curricular de Extensão I | 4 |
|
| 60 |
|
|
TOTAL HORA AULA | 34 | 310 | 140 | - | 450 |
|
TOTAL HORA RELÓGIO |
|
|
| 60 | 375 |
|
3° SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Prática de Ensino da Música I1 | 5 | 25 | 50 |
| 75 |
|
Teoria e Percepção Musical III | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
História da Música III | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Sociologia da Educação | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
História da Educação | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Projetos Interdisciplinares e Educação Musical I1 | 5 | 25 | 50 |
| 75 |
|
Instrumento Musicalizador III - Piano | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
Optativa 34 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Unidade Curricular de Extensão II | 4 |
|
| 60 |
|
|
TOTAL HORA AULA | 33 | 275 | 160 |
| 435 |
|
TOTAL HORA RELÓGIO |
|
|
| 60 | 362.5 |
|
4° SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Prática de Ensino da Música II1 | 5 | 25 | 50 |
| 75 |
|
Harmonia I | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
História da Música Brasileira | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Politica e Legislação Educacional Brasileira | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Regência Coral I5 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Projetos Interdisciplinares e Educação Musical II1 | 5 | 25 | 50 |
| 75 |
|
Instrumento Musicalizador IV - Piano | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
Optativa 44 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Unidade Curricular de Extensão III | 5 |
|
| 80 |
|
|
TOTAL HORA AULA | 34 | 245 | 190 |
| 435 |
|
TOTAL HORA RELÓGIO |
|
|
| 80 | 362.5 |
|
5° SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Prática de Ensino da Música III1 | 5 | 25 | 50 |
| 75 |
|
Harmonia II | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Música Popular Brasileira | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Didática Geral | 2 | 30 |
|
| 30 |
|
Regência Coral II5 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Estágio Supervisionado I | 8 | 30 | 90 |
| 120 |
|
Instrumento Musicalizador V - Violão | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
AACC I | 3 |
| 50 |
| - |
|
Optativa 54 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Unidade Curricular de Extensão IV | 5 |
|
| 80 |
|
|
TOTAL HORA AULA | 42 | 255 | 305 |
| 510 |
|
TOTAL HORA RELÓGIO |
|
|
| 80 | 425 |
|
6° SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Prática de Ensino da Música IV1 | 5 | 25 | 50 |
| 75 |
|
Análise Musical | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Prática em Conjunto I5 | 4 | 25 | 35 |
| 60 |
|
Educação Inclusiva | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Metodologia da Pesquisa em Música | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Estágio Supervisionado II | 8 | 30 | 90 |
| 120 |
|
Instrumento Musicalizador VI – Violão | 4 | 30 | 30 |
| 60 |
|
AACC II | 3 |
| 50 |
| - |
|
Optativa 64 | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Unidade Curricular de Extensão V | 4 |
|
| 60 |
|
|
TOTAL HORA AULA | 40 | 260 | 285 |
| 495 |
|
TOTAL HORA RELÓGIO |
|
|
| 60 | 412.5 |
|
7° SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Prática de Ensino da Música V1 | 5 | 25 | 50 |
| 75 |
|
Arranjo Musical | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Prática em Conjunto II5 | 4 | 25 | 35 |
| 60 |
|
Didática da Música | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Língua Brasileira de Sinais | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Música e Cultura Popular | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Estágio Supervisionado III | 8 | 30 | 90 |
| 120 |
|
TCC I | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
AACC III | 3 |
| 50 |
| - |
|
Unidade Curricular de Extensão VI | 4 |
|
| 60 |
|
|
TOTAL HORA AULA | 36 | 260 | 225 |
| 435 |
|
TOTAL HORA RELÓGIO |
|
|
| 60 | 362.5 |
|
8° SEMESTRE
DISCIPLINAS | CR | CHT | CHP | UCEX | CHT | PRÉ- REQUISITO |
Produção de Materiais Pedagógico-Musicais1 | 5 | 50 | 25 |
| 75 |
|
Práticas Criativas | 3 | 15 | 30 |
| 45 |
|
Introdução à Educação Musical Especial | 4 | 60 |
|
| 60 |
|
FTM do Sistema de Leitura de Braille | 3 | 45 |
|
| 45 |
|
Estágio Supervisionado IV | 8 | 30 | 90 |
| 120 |
|
TCC II | 3 | 45 |
|
| 45 | TCC I |
AACC IV | 3 |
| 50 |
| - |
|
TOTAL HORA AULA | 29 | 295 | 145 |
| 390 |
|
TOTAL HORA AULA | 29 |
|
| - | 325 |
|
[1] Constituem componentes que possuem a execução de atividades práticas em ambientes escolares e não escolares, que acontecerão fora do ambiente de sala de aula;
[2] Para o desenvolvimento das disciplinas Instrumento Musicalizador I e II - Flauta Doce, o acadêmico necessitará adquirir uma Flauta Doce Soprano, sistema barroco. Esta aquisição se faz necessário devido a Flauta Doce se tratar de um instrumento de sopro, onde há o contato com a boca e produção de saliva, recomenda-se que cada acadêmico tenha sua flauta, por questões de higiene e preservação da saúde;
[3] Tecnologia e Informática na Educação Musical, por se tratar de uma disciplina que envolve softwares diversos, algumas atividades são desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem, como a sala de aula virtual, bem como sua parte prática desenvolvida em espaços escolares e não escolares;
[4] Nesta reestruturação do PPC do curso de Licenciatura em Música, com o intuito de gerar maior interesse pelas disciplinas optativas e considerando que as disciplinas com teor prático são mais atrativas para os acadêmicos e componentes tão importantes quanto as disciplinas obrigatórias, foram concentradas no quadro de optativas as disciplinas de teor prático instrumental, o que também possibilita sua oferta em contraturno ou aos sábados.
[5] As atividades práticas destes componentes serão realizadas fora do ambiente de sala aula, considerando o estudo e a prática de repertório com vista à apresentação pública.