André Lins de Melo (http://lattes.cnpq.br/3236864772096098)
Professor Assistente no colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Amapá. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2007), graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Pós-Graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá-META (2011). É mestre em Desenvolvimento Regional, com objeto de estudo na área de educação, pelo Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (2013). Atuou como professor da educação especial do Governo do Estado do Amapá na área de deficiência auditiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Politica e Gestão Educacional, gestão de sistemas de ensino, trabalho e educação, trabalho docente e financiamento da educação básica e superior. Atualmente é acadêmico do curso de doutorado em educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, turma 2020.
Doutora em Educação (ULBRA/RS, 2024). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA/BH/2013). Graduada em Psicologia (UNINCOR/MG/2009), Pedagogia (FBN/AM/2023) e Ciências Sociais (ÚNICA, 2024). Formação Complementar em Pedagogia (FCE/2022). Especialista em áreas interdisciplinares (Psicologia, Gestão, Direitos Humanos, Educação Especial, outros). Membro do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS (UEA/AM, 2023). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade Amazônica-GPEDA (UEA/AM, 2023). Experiência em Educação Básica (Colégio Militar de Belo Horizonte/MG, de 2010-2013). Atuou como psicóloga clínica e do trabalho, perícia psicológica e gestão em saúde (Exército Brasileiro, Belo Horizonte/MG, 2013-2017). Experiência na Assistência Social (Exército Brasileiro, BH/MG, 2013-2017; DAP, Brasília/DF, 2021). Desde 2010 é docente de graduação e pós-graduação (FACISA/BH; PROMINAS/MG; UNINORTE/AM; FBN/AM; UEA/AM). Atuou como Diretora Acadêmica da Faculdade Boas Novas, Coordenadora do Curso de Psicologia. Fundou a Clínica de Psicologia da FBN e o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP), além da implantação do EAD na IES e equipe multidisciplinar para oito cursos de graduação. Experiência com documentação, regulação e avaliação SERES/INEP/MEC. Atuou na UEA/AM na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru). Atualmente é docente de carreira da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) na área de Psicologia da Educação.
Ângela do Céu Ubaiara Brito (http://lattes.cnpq.br/2696181179461504)
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Amapá. Prof. do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Avaliadora de projetos educacionais a nível de extensão e especialização do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia (UEAP). Coordenadora dos Projetos de Extensão Formação do Educador da Infância (início em 2015). Coordenadora da Brinquedoteca e do Laboratório Tenda Educativa de Jogos: Brincar e aprender com a Luz da Universidade do Estado do Amapá. Colaboradora da Pastoral Universitária (desde de 2017). Autora do livro “Práticas de Mediação e o Brincar na Educação Infantil” (ISBN: 978-85-8148-830-1) publicado pela editora Paco/SP2015. Tem experiência na área de Pesquisa da Infância e Educação Básica atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, Jogos, brinquedos e brincadeiras, Formação de Professores e Política Públicas para a Infância. Estudos Culturais e infância.
Antonia Fladiana Nascimento dos Santos (http://lattes.cnpq.br/8754610469404327)
Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências e Matemática/PPGECEM/UFPA. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGED/UNIFAP. Especialista em Coordenação Pedagógica com ênfase em currículos e programas pelo Instituto Amapaense de Ensino Superior/ IESAP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Possui experiência como chefe da unidade de currículos e programas da Universidade do Estado do Amapá/UEAP atuando desde 2014 como professor dedicação exclusiva na UEAP. Tem vivência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, recursos tecnológicos, metodologia, currículos e culturas, avaliação; lúdico; segundo segmento; Possui experiência como coordenadora de curso no Plano nacional de formação de professores/PARFOR. tem vivência de coordenação de área nos programas PIBID e RP da Capes. Possui experiência de quinze anos na Educação Básica atuando nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e finais e Ensino Médio.
Brigida Ticiane Ferreira da Silva (http://lattes.cnpq.br/2201740919696222)
Realizou seu segundo estágio pós-doutoral (2021-2023) na Universidade de Genebra (UNIGE, Suíça), na área da educação, com enfoque na formação de professores de escolas quilombolas e na construção identitária de alunos quilombolas a partir de entrevistas compreensivas. Em 2013, realizou seu primeiro estágio pós-doutoral na Universidade de Friburgo (UNIFR, Suíça), financiado pelo governo suíço, na área da sócio-antropologia da imigração com enfoque nas reconstruções identitárias de imigrantes brasileiras na Guiana francesa, a partir de histórias de vida. Possui Doutorado (2009 - revalidado pela Universidade de São Paulo em 2010) e Mestrado (2003) em Ciências da Linguagem pela Universidade de Franche-Comté (UFC, França), na área da didática do ensino-aprendizagem de línguas e culturas com enfoque na interculturalidade, cultura e representações sociais, objeto de estudo interdisciplinar (psicologia social e sociologia). Em 1998, fez especialização em Psicopedagogia na Faculdade Plinio Augusto do Amaral (São Paulo); em 1996, concluiu a licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). É professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), do colegiado de Pedagogia, e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Interculturalidade (GEPEDI).
Danielle Dias da Costa (http://lattes.cnpq.br/0432236789229270)
Doutora em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA/UFMT). Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP). Graduada em Pedagogia (UNIFAP) e Bacharela em Letras (IESAP). Egressa de Escola pública. Professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) (Adjunta nível IX), integrando os Colegiados de Licenciatura em Pedagogia, Especialização em Gestão escolar e Especialização em Ciências Naturais (UEAP). Integra o Conselho deliberativo da Regional Norte da Associação Brasileira de ensino de Biologia - SBenbio. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Politica Educacional e Gestão (GEPPEG-UEAP). Atualmente, Coordenadora do Programa de extensão Transformação: formação continuada para professores e gestores da educação básica", com financiamento da PROEXT/UEAP. Atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à docência da UEAP/CAPES (2022-2024). Autora e organizadora de livros e artigos na área de estudo sobre a educação superior, formação de professores e ensino. Autora do livro PROUNI: acesso e permanência na Educação Superior (EDUNIFAP). Desenvolve estudos e atividades de pesquisa e extensão na linhas temáticas: formação de professores, currículo, ensino, planejamento e avaliação de políticas públicas sociais.
Glauco Cleber Batista Pinheiro (http://lattes.cnpq.br/3085406633308841)
Professor da Universidade do Estado do Amapá - UEAP. Graduado em Pedagogia pela UFPA, Especialista em Educação do Campo e Extensão Rural também pela UFPA, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPA. Possui formação ainda em gestão de patrimônio imaterial pelo IFHAN e em gestão pública da cultura pela UFPA. Possui estudos na área da educação que compreende o trabalho e a cultura como princípios educativos, organização do espaço pedagógico na EPT e suas diversas conexões e Educação do Campo e territórios. Faz parte do grupo de pesquisa ETTHOS (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social) do IFPA - Campus Bragança.
Heryka Cruz Nogueira (http://lattes.cnpq.br/0404167277118042)
Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Especialista em Planejamento e Políticas Educacionais e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora desde 2009 da graduação e pós-graduação na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), das disciplinas de Didática; projetos e planejamento educacional; legislação da educação; políticas públicas e financiamento da educação; gestão educacional e escolar. Atualmente é Pró-Reitora de Graduação da UEAP, Procuradora Educacional Institucional representando a UEAP no Ministério da Educação e no Conselho Estadual de Educação. Membro titular do Fórum Permanente Municipal de Educação de Santana. Membro titular do Fórum de Pró-Reitores de Graduação do Norte. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão - GEPPEG/UEAP. É organizadora dos livros: 1) Educação: Políticas, cultura e transdisciplinaridade; 2) Diferenças, Igualdades e políticas públicas em educação: um olhar cruzado Brasil e Suíça e possui participação em diversos capítulos de livros. Atua nas pesquisas educacionais do INEP com o censo superior e ENADE.
Iranir Andrade dos Santos (http://lattes.cnpq.br/8704820707592951)
Doutoranda em educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - (UTAD/Portugal); Mestra em Planejamento e Políticas Públicas-(UECE-2019); Especialista em Docência do Ensino Superior - (UNIMETA); Esp. em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde - (UNIFAP-2013); Esp. em Gestão em Saúde - (UNIFAP-2016); Qualificação em Gestores do SUS - (ENSPSA/UNIFAP-2011); Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (2007). Socióloga do quadro permanente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP); Professora da especialização em Segurança Pública/UEAP; Professora da especialização em Gestão Pública/UEAP; Professora da especialização em Gestão Escolar/UEAP; Pesquisadora do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE); Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa em política e gestão (GEPPEG); Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/UEAP); Chefe da Divisão de Apoio ao Ensino (DAE/UEAP).
Leslie Jovana Silva Santos (http://lattes.cnpq.br/1736591406307602)
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial e Inclusiva e Pós-Graduação lato sensu em EAD e as Novas Tecnologia pela Faculdade Educacional da Lapa-PR (FAEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na inclusão, prática pedagógica e Educação a Distância-EAD.
Lyandra Lareza da Silva Matos (http://lattes.cnpq.br/3661018191743817)
Docente Efetiva da Universidade do Estado do Amapá; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED-UEPA) na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia; Mestre em Educação (PPGED-UEPA); Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) e Licenciada Plena em Pedagogia (UEPA). Integra o "Núcleo de Educação Popular Paulo Freire” (NEP/UEPA) desde 2008, onde desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Compõe o grupo de pesquisa "Saberes, Interculturalidade e Variações Temáticas sobre a Amazônia" (SEIVA/ IFPA), na linha de pesquisa Práticas Corporais, Ludicidade e Educação. Membro do "Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia" (GELPEA/UEPA), na linha Estudos da Alteridade: Diferença e Interculturalidade Crítica. Integrante do coletivo "Estudos de Bell Hooks" (GELPEA/NEP-UEPA). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Popular em comunidade hospitalar na Educação de Jovens e Adultos; iniciação filosófica na perspectiva freireana com crianças e, na Educação Superior. Participou como professora formadora/orientadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Exerceu a docência na Universidade do Estado do Pará, no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Pesquisadora do Projeto "Bem Viver: Diversidade Sociocultural, Saúde e Práticas Educativas na Amazônia" (PPGED-UEPA/PDPG); Foi Bolsista CAPES pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG- Amazônia Legal). Atualmente desenvolve pesquisa com indígenas em contexto urbano.
Marina Lemes Landeiro (http://lattes.cnpq.br/3023884579392665)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2008) e mestrado em Sociologia pela mesma instituição (UFG - 2012). Durante a graduação e o mestrado participou do Projeto de Cooperação Acadêmica entre as instituições UFG e Unicamp (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Novas Fronteiras - PROCAD-NF) pelo Núcleo de Estudos Sobre Trabalho (NEST - UFG). Atualmente é doutoranda em Educação na linha de "Trabalho, educação e movimentos" pela UFG. É professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá desde 2014 e atua com formação de professores (Fundamentos da Educação/Sociologia da Educação e Educação para as relações etnicorraciais).
Michelle Karoline Pereira Pantoja (http://lattes.cnpq.br/4510541629131695)
Doutoranda em Educação, linha de políticas educacionais (PPGED/UFPA). Mestra em Educação, na linha de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Graduada em Pedagogia pela UNIFAP (2015). Especialista em Política Educacional pela UNIFAP (2016). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - FATECH (2016). Atuou como coordenadora de curso de graduação - Pedagogia da Faculdade Meta e professora de graduação e pós-graduação lato sensu na mesma IES. Atuou como docente substituta da Universidade Federal do Amapá. Atualmente é docente efetiva na Prefeitura Municipal de Macapá-AP. Graduada em Marketing (Unicesumar/2023).
Miquéias Serrão Marques (http://lattes.cnpq.br/7900715076078166)
Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, na área de Sociologia. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará - PGCP/UFPA (2016). Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2013). Atuei como Sociólogo efetivo na Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Macapá - SEMAS/PMM (2019-2024). Temas pelos quais me interesso: Maquiavel, Elites Políticas, Poder Local, Avaliação de Políticas e Programas Sociais.
Nádia dos Passos Serique (http://lattes.cnpq.br/3854514196379054)
Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Cândido Mendes- RJ (com intercâmbio na Finlândia-2017). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá. Membro do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica para o Ensino da Educação Básica-UFPA. Autora a Proposta Curricular da Eco Creche Tio João Marques (2019); Autora do Relatório de Demarcação de Terra Quilombola do Igarapé do Lago do Maracá- AP (2019); Coordenadora do "Minha Escola Criativa" (2019); Bolsista do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá- CAPES (2019); Participante do Programa Missão Pedagógica no Parlamento (2020); Articuladora do Programa Educar pra Valer (2021).
Raimunda Kelly Silva Gomes (http://lattes.cnpq.br/1668096856877502)
Pró-reitora de Extensão da Universidade do Estado do Amapá, docente do curso de licenciatura em Pedagogia, onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É coordenadora do NUTEX e possui experiência em pesquisas voltadas às questões socioambientais e educação do campo no estado do Amapá. Mãe da Maria Eduarda e da Yasmim. Busca construir redes de saberes entre a universidade e as comunidades tradicionais.
Rodrigo Maciel Trindade (http://lattes.cnpq.br/7353697010597224)
Atualmente é Psicólogo Escolar pela Secretaria de Educação do Amapá - SEED. E é Professor da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, com as disciplinas de Psicologia da Educação 1 e 2, Psicologia e Relações Humanas e Psicologia Aplicada. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia. Docente na Graduação e Pós-graduação em Nível de Especialização (Saúde Mental, Psicopedagogia e Educação Especial, Psicologia).
Valeria Silva de Moraes Novais (http://lattes.cnpq.br/6595236046950756)
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2009), Mestrado em Educação (2013) e Doutorado em Educação (2017) cursados na Universidade Federal do Pará (2013) e Pós-doutorado em Educação, ênfase nas políticas educacionais para a educação de jovens e adultos pela Université de Genève (UNIGE). Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Gestão (GEPPEG). É a Coordenadora do Curso de Pedagogia da UEAP, É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia. É membro do Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação e da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UEAP. Atua como representante da UEAP no Fórum Estadual de Educação do Amapá e no Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Amapá. Já foi Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação da UEAP (2019-2021). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Educação - ênfase na política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação superior, expansão da educação superior, políticas para gestão escolar, políticas para a EJA.
Vitor Sousa Cunha Nery (http://lattes.cnpq.br/9251181951280163)
Doutor em EDUCAÇÃO na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA, 2021), Mestre em EDUCAÇÃO na modalidade sanduíche (PPGED-UEPA/PUC-Rio, 2013), Especialista em GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO (CCNT-UEPA, 2011), Graduado em Licenciatura Plena em PEDAGOGIA (UEPA, 2010) e Tecnologia em GESTÃO PÚBLICA (UNAMA, 2009). Atualmente atua como Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia (2021-2023), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP), Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado a Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. Pesquisa os temas: História e Memória da Educação na Amazônia, História da Educação Musical no Amapá, Pedagogias Decoloniais na Amazônia.
Wesley Vaz Oliveira (http://lattes.cnpq.br/4307949425806195)
Professor de Sociologia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2024. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 2023. Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - 2019. Membro do Núcleo de Estudos Carolina Maria de Jesus (Bitita) - Unicamp; Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com ênfase em Educação Quilombola (GEPEI/CNPq); Membro do Núcleo de Antropologia Visual, da Imagem e do Som, Linguagens, Memória e Identidades (NAIMI/CNPq). Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: hip-hop studies, educação para as relações étnico-raciais, sociologia da arte, sociologia da cultura, teoria sociológica, cultura periférica e amazônica.