1- LUDICIDADE, INCLUSÃO E SAÚDE- LIS:
Líder(es) do grupo: Ângela do Céu Ubaiara Brito; Anna Valeska Procópio de Moura Mendonça (pesquisadora UNIFAP).
O Grupo de pesquisas "Ludicidade, Inclusão e Saúde - LIS" tem como objetivo geral possibilitar espaços de estudos acerca da pesquisa universitária. Nesse sentido, destacam-se os objetivos específicos: compreender algumas metodologias qualitativas e quantitativas inerentes ao campo da pesquisa; possibilitar diálogos críticos acerca das linhas de pesquisas; proporcionar estudos significativos acerca das linhas adotadas; aprimorar trabalhos de conclusões de cursos orientados pelos professores das linhas de pesquisas. Dentre as linhas de pesquisa defendidas pelo grupo têm-se: (1) O brincar em diferentes contextos; (2) Humanização no processo saúde/doença/morte; (3) Educação inclusiva a partir da concepção sócio-histórica e construção do conhecimento de crianças com Síndrome de Down; (4) Avaliação e formação de professores.
2- GRUPO DE INTEGRAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E EDUCACIONAL - GISAE:
Líder do grupo: Raimunda Kelly Silva Gomes.
O Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE) tem como objetivo promover a relação homem-natureza de forma sustentável, por intermédio do processo educativo com a participação do povo de maneira direta e funcional. Voltando-se para uma práxis de transformação da sociedade em busca de uma sustentabilidade pautada em novos paradigmas. O GISAE atua com as linhas de pesquisa: (1) Educação especial; (2) Currículo e formação docente; (3) Educação, meio ambiente e sociedade; (4) Formação docente e Políticas Públicas.
3- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE - GEPEA:
Líder do grupo: Vitor Sousa Cunha Nery.
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense tem como objetivo realizar estudos, atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzindo conhecimentos sobre as realidades da educação escolar e não escolar de populações da Amazônia Amapaense. Atua comprometido ético-politicamente com grupos sociais menos privilegiados, visando à inclusão social. O GEPEA desenvolve suas atividades nas seguintes linhas de pesquisa: (1) EJA, Educação Popular Freireana e Formação de Professores; (2) História, Educação e Diversidade na Amazônia; (3) Educação, Interculturalidade e Representação; (4) Políticas de Expansão, Gestão e Financiamento da Educação na Amazônia.
4- GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO (GEPPEG)
O Grupo visa aprofundar discussões e conhecimento acerca da política educacional brasileira e suas inter-relações com o contexto amazônico e em especial ao Estado do Amapá, buscando analisar temáticas que envolvam a educação básica e educação superior, investigando fenômenos que implicam nesses níveis de ensino. O GEPPEG desenvolve estudos voltados às seguintes linhas de pesquisa: (1) Expansão, privatização e mercantilizacão da educação; (2) Formação de professores e avaliação em políticas educacionais; (3) Gestão pública, diversidade e políticas sociais; (4) História da Educação, financiamento da educação básica; (5) Trabalho docente e Políticas educacionais para a Educação de Jovens e adultos.
5 - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE – GEPEDI:
Líder do grupo: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.
Data de criação: agosto de 2022.
A complexidade das relações sociais e a diversidade cultural, particular à sociedade brasileira, exigem novas formas de se elaborar o conhecimento e a pesquisa no âmbito da Educação, mais especificamente. Diante desse contexto desafiador, faz-se necessário problematizar processos educacionais, adotando como fio condutor a perspectiva intercultural. Dessa forma, o objetivo principal é levantar discussões sobre as diferenças étnicas, culturais, religiosas, de gênero e de orientação sexual que devem ser acolhidas na escola, mas também refletir sobre a formação de professores, sobre conceitos como cultura, diversidade, identidade, interculturalidade, equidade e justiça social em educação. Pelo fato de não serem conceitos homogêneos e por apresentarem diferentes abordagens, o estudo destes torna-se ainda mais relevante e enriquecedor e nos instiga a repensar nossas práticas educativas e olhares. A partir desse movimento, pretende-se contribuir para o fortalecimento da luta em defesa dos saberes amazônicos, seus fazeres e territórios, onde a articulação entre igualdade, diferença e o diálogo intercultural são fundamentais.
6 - GRUPO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS E DO CORPO - GPCCORP:
Líder: Annebelle Pena Lima Magalhãe Cruz
O Grupo de Pedagogias Culturais e do Corpo (GPCCORP) da UEAP busca, por meio dos Estudos Culturais e suas inter-relações, tecer análises, discussões e pesquisas em torno das múltiplas temáticas que se ligam ao circuito da cultura, representação, identidade e diferença. Analisando a partir do viés dos Estudos Culturais como artefatos, culturas, modos de vida e de subjetividades são representados e novas epistemologias são construídas em espaços sociais, educativos e outras intersecções. E de que forma, estas por sua vez, geram vontades de pedagogias sobre corpos, relações étnico-raciais, espaços educativos, linguagem, literatura, performatividade, gênero, violências, tecnologias informacionais e outros. O GPCCORP desenvolve estudos voltados às seguintes linhas de pesquisa: (1) Pedagogias Culturais, educação, cultura, diversidade, literaturas e linguagens; (2) Pedagogias do Corpo, performatividade de gênero e tecnologias; (3) Educação decolonial, interseccionalidade, novas epistemologias, tecnologia da informação e sociedade.