Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Perfil do Egresso

O Curso de Direito ofertado pela Universidade do Estado do Amapá tem como sustentáculo: sólida formação acadêmico/jurídica, social e humana, permeado por um aguçado sentido ético e moral. Nesse diapasão, o egresso do curso terá em sua formação profissional subsídios teórico/práticos que permitirão efetiva atuação em diversos contextos sociais, haja vista, que terão, ao longo do curso, desenvolvido competências e habilidades voltadas ao entendimento global e local das dinâmicas sociais.

O egresso estará preparado para desenvolver a advocacia em sua plenitude, podendo atuar nos diversos ramos da carreira jurídica, bem como na vida acadêmica, desenvolvendo pesquisa, extensão e propondo políticas públicas para os mais variados setores da sociedade, estando amparado por uma formação transdisciplinar peculiar ao curso de Direito.

O profissional formado terá perspicácia para analisar e compreender os movimentos sociais e mudanças que impactam direta ou indiretamente o ordenamento jurídico, configurando-se como um contínuo e ávido estudioso do fenômeno jurídico/social. Alcançará o domínio seguro de teorias e práticas amalgamadas em um movimento dialético, constituindo o que se pode denominar de práxis jurídica.

Pesquisa e extensão serão o norte da formação do egresso do curso de Bacharelado em Direito ofertado pela UEAP, na medida em que se caracterizam como basilares à construção de práticas jurídicas coerentes com as necessidades sociais cambiantes, constantemente alteradas pelas mudanças no modelo produtivo e de consumo, impulsionadas pelos avanços tecnológicos e transformações na ordem econômica.

Com essa lógica, entende-se que o profissional do Direito terá plena convicção de sua responsabilidade social, ética e moral, estando apto a desenvolver suas atividades em correlação com várias áreas do conhecimento, homenageando a transversalidade inerente ao curso. Dessa forma, será capaz de compreender, respeitar e defender a diversidade social, demonstrando empatia e engajamento na defesa dos preceitos consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil.

 


Última Modificação em : 14/09/2025 01:18:13