Foto: Floriano Lima
Evento reuniu pesquisadores, professores e alunos para discutir pesquisa e ciência na educação básica
Evento reuniu pesquisadores, professores e alunos para discutir pesquisa e ciência na educação básica

Pesquisadores da Ueap, Unifap e Ifap participaram do encontro que ocorreu no município de Porto Grande

Por: Rafael Aleixo

Secretário da SETEC, Rafael Pontes e a comitiva da UEAP

 

O primeiro encontro “Diálogos sobre ciência e tecnologia na educação básica”, articulado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (SETEC), reuniu, nesta terça (06), pesquisadores de diversas instituições, professores e alunos do ensino básico no município de Porto Grande. 

Para divulgar e estimular a prática da pesquisa e iniciação científica, os pesquisadores da Universidade Federal do Amapá, Universidade do Estado do Amapá e Instituto Federal do Amapá orientaram professores e alunos daquele município que pretendem trabalhar ou iniciar um projeto científico. 

O secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Rafael Pontes, destacou os editais disponíveis voltados para o ensino básico e que podem ser acessados por alunos e professores de todo o Estado. “A Rede Ciências, por exemplo, está com editais abertos específicos para a iniciação científica no ensino médio. Nos projetos contemplados, os professores recebem incentivo financeiro para o projeto e os alunos, bolsas, para estímulo na continuidade da pesquisa”, ressaltou o secretário. 

CHAMADA PÚBLICA N° 007/2017/FAPEAP PROGRAMA REDE CIÊNCIAS

Um dos destaques no município foi a criação, no início desse ano, da Associação Amapaense de Pesquisa e Iniciação Científica (AAPIC). Essa é a primeira associação voltada para a área de pesquisa e iniciação científica já criada no Amapá. 

A presidente da AAPIC, Adriana Cristina, é professora da Escola Estadual Elias Trajano e destaca que a ideia surgiu a partir de uma necessidade vista na escola que trabalha. “Percebemos que ao trabalhar na disciplina de projeto de pesquisa os alunos mostraram um interesse muito grande. Foi então que veio a ideia de se criar a associação, que está tendo uma intensa participação”, enfatiza a presidente. 

O reitor da UEAP, Perseu Aparício, aproveitou a oportunidade para falar sobre a interiorização da universidade que nesta semana teve dois cursos aprovados para o interior do estado. “Passar dos muros da universidade é um desafio que temos superado, tornando a sociedade a principal beneficiada com nossos projetos. Esse evento também marca essa fase da nossa instituição”, comentou o gestor. 

UEAP inicia processo de interiorização com a oferta de dois novos cursos no município de Amapá

A comitiva de pesquisadores que acompanhou o Reitor foi formada pelos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), Extensão (PROEXT) e docentes dos colegiados de Letras, Pedagogia, Florestal, Produção, Química e Ambiental.

Os grupos de pesquisa que participaram foram: “Meio Ambiente e Sociedade” (representado pelos pesquisadores Wellian Chaves e Zenaide Palheta); “Tecnologia e Produção Sustentável” (representado pelo pesquisador Francisco Tarcísio); “Tecnologia dos Materiais” (representado pelos professores Felipe Fernando e Marcos Danilo); “Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense- GEPEA” (representado pelo professor Vitor Nery); “Grupo de Integração Socioambiental e Educacional- GISAE” (representado pela docente Elice Nobre); “Linguagem, Língua e Sociedade- LILIS” (representado pela professora Michelle Aráujo) e, por fim, o grupo de pesquisa “Ecologia de Ecossistemas Amazônicos” (representado pelo professor Perseu Aparício). 

O evento terá continuidade nos próximos anos para discutir os avanços surgidos nas discussões atuais sobre a ciência e a pesquisa no Estado.

Prof. Drº Perseu Aparício,Reitor da UEAP.

 

 

 

 

Publicado em: Terça-feira, 06 de Março de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br