Acadêmicos de Engenharia de Pesca da UEAP são aprovados em mestrado na UFPR
Turma parte de Macapá no fim do mês de julho para dois anos de pós-graduação em Palotina, no Paraná.
Acadêmicos Adriani Monteiro, Wane Picanço, Diego Rangel e Yago Esteves
Foto:
Acadêmicos Adriani Monteiro, Wane Picanço, Diego Rangel e Yago Esteves

Uma ótima notícia para a comunidade acadêmica brindou o fim desta última semana de junho. Quatro concluintes de Engenharia de Pesca da UEAP - Adriani Monteiro, Wane Picanço, Diego Rangel e Yago Esteves - foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável (PGADS), em curso de mestrado ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Seção Palotina.

Diego Rangel é o único dos quatro selecionados que já possui a graduação completa, os demais estudantes estão concluindo uma última disciplina e devem receber outorga de grau extemporânea no próximo mês de julho, antes do começo das aulas na Unioeste, que se iniciam em agosto. “Gostaria de agradecer principalmente à professora Suelen Félix Pereira, que me ajudou bastante nessa empreitada e, claro, a todos os meus professores”, comemorou Rangel.

A universidade concede bolsas a seus pós-graduandos, mas eles devem esperar a abertura do edital específico para garantir o auxílio. Apenas à acadêmica Adriani Monteiro, por ter sido aprovada em 1º lugar no PGADS, foi concedida bolsa antecipada. “Estamos todos juntando dinheiro, fazendo rifas e eventos para angariar fundos para nossa viagem”, afirmou Diego Rangel, que está organizando uma programação de festas para o mês de julho aqui em Macapá.

Sobre o PGADS

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, criado em 2012, tem seu foco direcionado para projetos que busquem o desenvolvimento da atividade aquícola em consonância com a preservação ambiental, buscando o uso racional dos recursos hidrícos e a preservação das espécies nativas como forma de manter a sustentabilidade da atividade. O mestrado tem duração de 2 anos e as linhas de pesquisas são:  Biologia e Ecologia de Organismos Aquáticos, Qualidade de Água como Indicadores de Impactos Ambientais, Manejo de Sistemas de Cultivo e Sanidade de Organismos Aquáticos.

Adriani, Wane e Diego também prestarão seleção para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no próximo dia 02. Esse Programa teve alunos aprovados aqui do Amapá no final do ano passado: Úrsula Morales, Pauliana Leão e Daniel Ladislau, todos Engenheiros de Pesca formados pela UEAP.

Publicado em: Sexta-feira, 29 de Junho de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM