Foto: Floriano Lima
UEAP comemora posse da nova reitora, profa. Kátia Paulino
Posse da nova reitora emociona auditório central e governador assume compromisso com maior investimento à Universidade
Momento simbólico da transmissão do cargo de reitor: Perseu Aparício concede o capelo a Kátia Paulino
Foto:
Momento simbólico da transmissão do cargo de reitor: Perseu Aparício concede o capelo a Kátia Paulino

O filósofo Gilles Deleuze ensina que uma aula deve ser ministrada com emoção, segundo ele, “sem emoção não há nada, não há interesse algum”. Foi esse sentimento que tomou conta da plateia que viveu o primeiro pronunciamento da reitora eleita na Universidade do Estado do Amapá, professora Kátia Paulino, durante a solenidade de posse da reitoria, ocorrida às 11h do dia 5, diante de um auditório central lotado com pessoas de setores do Governo do Estado, Legislativo Federal, Educação, acadêmicos, administração pública local e imprensa.

Ao tomar a palavra em público pela primeira vez após empossada, Kátia Paulino exaltou a humildade, a responsabilidade social e o amor pela educação. “Fazer universidade é fazer um esforço a mais para incluir quem deve ser incluído, não tem como impulsionar o fim das diferenças sem uma comunicação mais ativa com os movimentos sociais”, destacou, antecipando que a política de sua gestão será de proximidade e enfrentamento aos problemas sociais mais urgentes. “A palavra que dá a liga a tudo isso é a palavra amor, a nossa equipe tem um grande diferencial, que é o amor nos olhos. Talvez o principal valor de uma universidade, que muitas vezes é desperdiçado, é o poder da transformação social. O que a sociedade brasileira tem feito sobre essa problemática? Precisamos mais, pra isso é necessária a humanidade, o amor, é necessário que sejamos cada vez mais humanos. A Universidade precisa fazer isso, e ela se curva a isso quando discutimos posturas equivocadas que antes eram pacificadas na sociedade, como o racismo, a homofobia, o machismo”.

Ao fazer um breve relato pessoal, a reitora rememorou sua trajetória acadêmica vivida em Macapá e festejou a presença de ex-colegas, ex-alunos e amigos presentes na solenidade, como o senador Randolfe Rodrigues e ex-alunos do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), onde Kátia Paulino iniciou a carreira docente. Ao destacar o histórico de sua mãe, Sra. Edenir Paulino da Silva, o discurso tomou a plateia pela emoção. “A educação revoluciona, liberta, mas a fé, determinação e coragem que a senhora me passou fizeram toda a diferença em minha vida, com isso vamos todos juntos construir uma UEAP melhor”, finalizou.

A vice-reitora Marcela Videira agradeceu a todos os apoiadores da campanha que elegeu a chapa InovAção e destacou a processo democrático das eleições. “A consulta prévia nos dá muita responsabilidade, mas nos dá legitimidade. Eu, estudantes, docentes e técnicos levantamos bandeiras que fizeram parte do nosso programa de gestão e que têm a ver com as nossas reflexões e nosso paradigma de mudanças, trabalhamos isso com os nossos companheiros para fazer a UEAP do amanhã. A ciência e a técnica precisam ter um compromisso social”, destacou a vice-reitora.

 

INVESTIMENTOS - “Ao longo desses anos conseguimos sanear a UEAP, então faremos uma previsão maior para 2019 de investimentos para a Universidade”, determinou o governador Waldez Góes. “Temos um valor significativo de recursos aprovados para o GEA vindos do BNDES, temos a oportunidade, então, de retomarmos o projeto do Campus Tecnológico”. O governador alertou, porém, que antes é preciso reavaliar o plano de construção do novo campus. Waldez enfatizou o compromisso de incorporar a área do CD Rural à UEAP, recordando que esses projetos são prioritários.

O chefe do executivo amapaense também exaltou o processo eleitoral acadêmico de 2018. “A UEAP está dando uma lição a todos nós do nível maduro de como deve ser o exercício da democracia. Não imagino ter uma universidade onde a comunidade acadêmica não tenha o livre arbítrio de escolher quem deve conduzir”, destacou Waldez, “Queremos mais democracia, mais transparência, mais compromisso com a liberdade de expressão e com uma sociedade mais justa e inclusiva, e esse é o papel da academia e que esperamos da UEAP”.

O senador Randolfe Rodrigues afirmou queainda está sob a minha governabilidade o orçamento geral da União para o Amapá, então 1 milhão de reais das minhas emendas será para a Universidade do Estado do Amapá”, resolveu, convidando outros membros da bancada federal do Amapá a empreenderem os mesmos esforços em prol da UEAP.

Em seu discurso, o ex-reitor Perseu Aparício destacou a equipe que lhe acompanhou durante o quadriênio 2014-2018, agradecendo em especial a seu vice, prof. Breno Silva, pelos anos de convívio frente à gestão. “Deixamos uma universidade muito melhor do que nós pegamos, deixamos dinheiro em caixa, chamamos servidores, iniciamos a interiorização, fechamos parceria, e hoje o estudante da Universidade do Estado pode sair daqui com a certeza que o seu diploma será reconhecido nacionalmente, pois nós recredenciamos todos os cursos nesta gestão, com apoio da professora Madalena, do Conselho Estadual. Desejo à próxima gestão muito sucesso”, afirmou o professor, que ocupa agora o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

Foram destacadas durante a solenidade a presença da reitora da Unifap profa. Eliane Superti, profa. Helena Frota (Univ. Estadual do Ceará), a primeira-dama e deputada federal Marília Góes, Maria Goreth de Sousa (SEED), profa. Maria Madalena de Moura (Conselho Estadual de Educação), Cel. PM Rodolfo Pereira Oliveira, Dorinaldo Malafaia (superintendente em Saúde do Estado), Pedro Filé (secretário de Juventude), Rafael Pontes (Unifap), Regina Duarte (secretária adjunta de Gestão de Pessoas, quem leu o livro de posses), deputado estadual Paulo Lemos, Lucimar Machado (Funasa), Gilberto Santiago (representante do corpo técnico da UEAP) e a estudante Plucia Rodrigues (representante do corpo discente da UEAP).

No facebook oficial da UEAP (@ueap oficial, Universidade do Estado do Amapá) você pode acessar o álbum completo com as fotos do evento. Confira abaixo algumas fotos dessa galeria:

 

Publicado em: Quinta-feira, 05 de Julho de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br