A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Artigo de iniciação científica da UEAP sobre o resíduo do açaí gerado no Amapá para produção de bioenergia ganha destaque em revista científica internacional
Pesquisa foi selecionada como a escolha do mês para editorial científico internacional

No Amapá, o resíduo do açaí é, ao mesmo tempo, um grave problema ambiental e uma potencial matéria prima para a produção de bioenergia sustentável. Os desafios relacionados à biomassa para a produção bioenergética incluem ampla variabilidade de propriedades tecnológicas, logística e alta umidade.

Em 2014, o assunto despertou o interesse da discente do curso de Ciências Naturais Arqueanise Andrade Guimarães, na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Ela procurou a orientação da professora Lina Bufalino, atualmente lecionando na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e co-orientação do professor Breno da Silva e Silva da Engenharia Florestal para realizar sua iniciação científica e trabalho de conclusão de curso com a matéria-prima.

Em 2015, após a discente concluir sua graduação, o discente da Engenharia Florestal Rafael Lucas Figueiredo de Souza deu continuidade ao trabalho até 2016. Em 2017, Dhimitrius Neves Paraguassú Smith de Oliveira, mestrando do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a professora Lina Bufalino, então na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), reuniram esforços durante a disciplina do curso Energias Renováveis para concluir análises da matéria-prima que eram essenciais para divulgação do trabalho, mas estavam pendentes.

Além disso, parte do material da pesquisa foi enviado aos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFRA), Paulo Fernando Trugilho e Isabel Cristina Nogueira Alves de Melo que contribuíram com análises mais avançadas e melhoria do trabalho. O fruto dessa parceria pode ser comemorado neste mês de setembro quando o artigo intitulado Local variability of yield and physical properties of açaí waste and improvement of its energetic attributes by separation of lignocellulosic fibers and seeds foi publicado na revista internacional Journal of Renewable and Sustainable Energy. Entretanto, as boas notícias não cessaram aí.

O artigo foi selecionado pelo editor internacional como favorito do mês (“Editor´s pick” – que significa “escolha do editor”) pelo seu mérito e recebeu destaque na home page da revista (https://aip.scitation.org/journal/rse). Além disso, foi publicada uma reportagem denominada Findings point to new ways for using acai berry waste as fuel com finalidade de ampla divulgação do trabalho, que pode ser conferida na homepage https://aip.scitation.org/doi/10.1063/1.5055988. Esse trabalho contribui para divulgar os potenciais naturais do Amapá e da Amazônia no cenário científico internacional, consolidar parcerias entre as instituições participantes (UFRA, UEAP, UNIFAP e UFLA) e dar suporte científico às possibilidades de produzir energia sustentável.

Publicado em: Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM