Foto: Floriano Lima
Acadêmica de Engenharia Ambiental conquista primeiro lugar na Mostratec, maior feira de ciências da América Latina
Com o Projeto Biovaso, Aira Souza conquistou a colocação e representará o Brasil na I-fest, feira internacional de engenharia.

A acadêmica Aira Beatriz Cardoso de Souza, da Turma EAM 18.1 de Engenharia Ambiental, foi contemplada pela segunda vez consecutiva com o prêmio de primeiro lugar no Mostratec, a principal feira de ciências estudantil da América Latina, ocorrida esta semana na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Aira levou à Mostratec o Projeto Biovaso, em que ela desenvolveu vasos biodegradáveis utilizando caroço de açaí, sob orientação da professora Danielle Brito.

Segundo Aira, o vaso biodegradável não oferece nenhum risco para as plantas nem para o solo, além de ser uma alternativa ao uso do plástico na fabricação de vasos. Os vasos de plástico são os mais comuns e baratos do mercado, porém, além da sua fabricação ser feita a partir do petróleo, o material também é um fácil condutor de calor, o que pode ser prejudicial à planta.

PRÊMIOS - O Mostratec recebeu trabalhos científicos de alunos do ensino básico e superior de várias regiões do país e a acadêmica Aira Beatriz, com a premiação, foi qualificada para participar do I-Fest, o Festival Internacional de Engenharia, Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em 2019 em Monastir, na Tunísia. “Ano passado participei da Feira e fiquei em primeiro lugar, e esse ano isso aconteceu pela segunda vez consecutiva, com o mesmo projeto, que é um projeto de continuidade”, disse a acadêmica. Aira cursa o 2º semestre na Universidade do Estado do Amapá, mas foi ainda no Ensino Médio que iniciou o seu projeto.

A estudante considera que alcançou um feito inédito ao se despedir da feira de ciência como bicampeã consecutiva, mas não deixou de externar sua gratidão aos companheiros de pesquisa: “Gostaria de deixar um agradecimento a todas as pessoas que acreditaram e continuam acompanhando o meu trabalho. Em especial à professora Danielle Brito, que nos maiores momentos de dificuldade esteve comigo na orientação. Isso sem contar a família, amigos, a Embrapa, VEPMA e a UEAP”.

Publicado em: Terça-feira, 30 de Outubro de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br