Ueap recebe arquiteto Paulo Mendes da Rocha para discutir construção de novos campi
Paulo Mendes da Rocha, urbanista que recebeu o Pritzker em 2006, o Nobel da Arquitetura, visitará Macapá na próxima semana.

O Estado do Amapá pode ganhar um belíssimo presente de um dos mais prestigiados arquitetos do mundo, o capixaba Paulo Mendes da Rocha. O urbanista vem a Macapá, junto a seu companheiro de trabalho o arquiteto Eduardo Colonelli, em visita às áreas cedidas pelo Governo à Universidade do Estado do Amapá (Ueap) para observar as condições dos terrenos e os projetos da construção de dois novos campi, tanto da Avenida Juscelino Kubitschek, quanto o campus do município do Amapá.

Na próxima terça-feira, 27, Paulo Mendes da Rocha estará no auditório multiuso da Unifap (Av. JK, Km 02, Jd. Marco Zero), para se reunir com representantes da Ueap e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além de estudantes e profissionais do ramo.

Foto: Ana Otoni “O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação”, Paulo Mendes da Rocha. Foto: Ana Otoni

Com um portfólio extenso, Paulo Mendes da Rocha já foi laureado em diversas ocasiões ao longo de seus 90 anos, com destaque para o prêmio Pritzker, o prêmio mais importante da arquitetura mundial; o Leão de Ouro, durante a Bienal de Veneza, em 2016; e também em 2016 o Prêmio Imperial do Japão, em Tóquio.

“O Paulo Mendes é o arquiteto mais premiado do Brasil e ainda não possui nenhuma estrutura projetada na região amazônica, isso seria um marco na sua brilhante carreira, assim como seria bastante significativo e ímpar para o Estado possuir uma obra projetada por ele. Por isso, através de uma iniciativa do professor Reginaldo de Jesus, ele foi convidado pela UEAP para nos visitar, na perspectiva de que ele conheça os nossos campi e terrenos e tenha interesse em projetar um futuro campus com um projeto arquitetônico modernista, como é sua característica. Isso seria um marco na arquitetura amapaense e de grande notoriedade para a UEAP”, afirma a professora Marcela Videira, da vice-reitoria.

O arquiteto é responsável por diversas obras de destaque no país, como a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz. A obra de Paulo Mendes da Rocha possui características modernistas, com a utilização de concreto armado aparente, grandes espaços abertos e composições inspiradas na chamada Arquitetura Racionalista, influência de sua formação intelectual no grupo de estudos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, nos anos 50.

Publicado em: Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.