UEAP fecha parceria com Sedel e FPA em projeto social para idosos
“Temos muito mais a aprender com vocês do que o contrário”, afirmou reitora Kátia Paulino.

Universidade do Estado do Amapá (Ueap) fechou parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer e a Federação Paradesportiva do Amapá para atender idosos com o objetivo de aumentar as programações semanais de atividades físicas, culturais e intelectuais dos beneficiários do programa.

“Quando falamos em políticas públicas para o idoso, relacionamos logo com saúde, mas nós sabemos que o idoso precisa de mais, é preciso socialização, atividades físicas e culturais para manter a saúde mental até como forma de se prevenir”, afirmou Kátia Paulino, reitora da Ueap.

O projeto será tocado pela Pró-reitoria de Extensão da Ueap, em conjunto com a Sedel e a FPA, por meio do trabalho dos educadores físicos Marceli Pureza (Ueap), Agostinho Lopes (Sedel) e Marlon Gomes (FPA).

A parceria é a expansão de um antigo projeto chamado Quinta Feliz, que promovia atividades físicas às quintas-feiras no Ginásio Paulo Conrado. Pelo novo acordo, a Ueap incluirá novas atividades e deixará disponível aos idosos a quadra poliesportiva e a biblioteca do campus 1, além de promover passeios culturais em exposições, museus e monumentos turísticos. “Nós também faremos o monitoramento da saúde física dos nossos alunos”, informou a professora de educação física Marceli Pureza. Por meio do acompanhamento individual, os treinadores podem encaminhar o idoso a um tratamento específico e gratuito de saúde, caso haja a necessidade. Atualmente o Quinta Feliz atende a 60 pessoas.

Quinta Feliz na Ueap

A ex-servente Liolanda Alves, de 74 anos, mora no bairro Jardim Marco Zero e também participa de outros projetos de inclusão da terceira idade. 17 anos ela frequenta o Quinta Feliz como forma de evitar o sedentarismo e aproveitar o tempo livre. “Criei quatro filhos, hoje estão todos empregados cuidando de suas vidas, agora minha profissão são os projetos para pessoas da minha idade, essa também é a minha família”, declarou a aposentada.

O projeto Quinta Feliz, até 2018, era baseado no Ginásio Paulo Conrado, contudo após a parceria entre Sedel, FPA e Universidade, os encontros serão às 15h, todas as quintas-feiras, no campus 1 da Ueap (Av. Presidente Vargas, 650, Centro).

O projeto desenvolve atividades como dança, bocha, dominó, voleibol, chute a gol, corrida, além de passeios culturais e leitura.

Para se inscrever, basta comparecer ao encontro munido dos documentos de identificação e ter mais de 60 anos de idade.

Publicado em: Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.