Escola Meu Pé de Laranja Lima ganha espaço infantil construído por estudantes da Ueap
Alunos de Pedagogia e Design estiveram envolvidos no projeto da ludoteca; diretora da escola enalteceu o desempenho dos alunos da Ueap, “são sempre muito valiosos”.

A escola municipal Meu Pé de Laranja Lima, tradicional escola infantil de Macapá, há 47 anos vem sendo reconhecida pela educação lúdica de crianças de 4 e 5 anos de idade. Para contribuir com essa grande história de dedicação ao desenvolvimento de cidadãos amapaenses, a Universidade do Estado do Amapá destacou estudantes e docentes dos colegiados de Pedagogia e Tecnologia em Design para desenvolverem um espaço chamado Ludoteca, onde as crianças podem brincar e aprender ao mesmo tempo.

Foi um projeto interdisciplinar onde a pedagogia trabalhou com toda a parte lúdica e pedagógica, e o design deu uma roupagem para a sala, com a revitalização do interior e o uso de materiais coletados por um projeto de iniciativa deles”, afirmou Leslie Santos, uma das coordenadoras do projeto. A Ludoteca é uma das atividades que os estudantes do curso de Pedagogia desenvolvem nas disciplinas práticas, juntamente o estágio em salas de aula na educação infantil.

Para os pesquisadores do ramo da Pedagogia, a brincadeira é um processo fundamental para a aprendizagem e letramento infantil. Nesse sentido a Ueap mantém desde 2014 o Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS), que pesquisa a importância do lúdico no processo da aprendizagem de crianças sadias ou com Síndrome de Down, coordenado pela pedagoga Ângela Ubaiara, muito lembrada pela equipe técnica do Meu Pé de Laranja Lima na construção dos espaços lúdicos dentro da escola: “Temos que lembrar também o trabalho da professora Ângela Ubaiara. A Ueap plantou uma semente na nossa escola e nós vamos retribuir para a sociedade, os alunos da Ueap são sempre muito valiosos para nós”, agradeceu Ivanilde Ribeiro, diretora da Escola.

“Este é um espaço importante para a escola, que agora ganha um local mais interativo para os alunos, onde podem brincar e ter a liberdade de, brincando, usar a imaginação e desenvolver habilidades e competências necessárias ao seu desenvolvimento. O brincar não é apenas um momento de diversão para as nossas crianças, mas de aprender e de poder se expressar”, explicou a coordenadora pedagógica Livaneide Ferreira.

Publicado em: Quinta-feira, 28 de Março de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.