A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Previna-se, cuide-se e celebre a vida!
Reitoria conquista mais de 8 milhões de reais em recursos para investimentos na UEAP
"Temos sido bem recebidos pela bancada", afirma reitora Kátia Paulino, que vem fazendo articulação entre políticos amapaenses no congresso federal.

Na última semana de março de 2019, a reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Profa. Dra. Kátia Paulino dos Santos, a Vice-Reitora Profa. Dra. Marcela Nunes Videira e a chefe de gabinete Viviene Alessandra Corecha da Costa conquistaram em Brasília 5 milhões e 500 mil reais em emendas individuais de parlamentares, para serem investidos na Universidade do Estado do Amapá.

A Reitoria esteve em reunião com Senadores e Deputados Federais da bancada federal do Estado do Amapá e o resultado foi histórico para a comunidade acadêmica.

Em reunião com o Senador Lucas Barreto (PTB), a reitoria garantiu 1 milhão de reais, sendo 800 mil reais para estruturação dos laboratórios das engenharias e 200 mil em modernização das salas de aula, com lousas digitais.

O Deputado Federal Luiz Carlos (PSDB), por meio de emenda individual destinou 2 milhões e 500 mil reais, sendo 1,5 milhão para investimentos em infraestrutura do Campus do Território dos Lagos, no município do Amapá, 600 mil reais para estruturação de laboratórios e 400 mil reais em aquisição de acervo bibliográfico.

A Deputada Federal Professora Marcivânia (PCdoB) disponibilizou 600 mil reais para serem investidos em curso de pós-graduação (Mestrado Profissional em Educação).

O Deputado Federal André Abdon (PP) disponibilizou 1 milhão e 400 mil reais, sendo 800 mil reais para estruturação de laboratórios e 600 mil reais para cursos de pós-graduação (Mestrado Profissional) para os técnicos da UEAP.

Os parlamentares também se comprometeram com a reitora e vice-reitora em priorizar recursos de bancada para a Universidade do Estado do Amapá no presente ano, com vistas à execução do plano de construção Campus JK, que garante à expansão da Universidade com qualidade e planejamento.

Foi realizada ainda reunião com o Deputado Federal Camilo Capiberibe (PSB), que se comprometeu em analisar a carteira de projetos da UEAP e apoiar com emendas individuais e também de bancada parlamentar para a Universidade.

A Reitoria também fez contato ainda com o Gabinete do Senador Randolfe Rodrigues (REDE), restando agendada reunião na cidade de Macapá (AP), para serem definidos os projetos e os recursos que serão apoiados pelo Senador.

As deputadas federais Aline Gurgel (PRB), Leda Sadala (AVANTE) e o deputado Acácio Favacho (PROS) também se colocaram à disposição da Reitoria e agendaram reunião em Macapá para conhecer os projetos da instituição.

Desde que assumiu a reitoria, em julho de 2018, a atual gestão da Universidade do Estado do Amapá vem registrando conquistas na captação de recursos de emendas parlamentares em Brasília e na articulação com órgãos estaduais no Amapá.
Em 2018, foram captados 3.060.000,00 (três milhões e sessenta mil reais em recursos).

O Senador Randolfe Rodrigues (REDE) destinou 800 mil reais em investimentos na Universidade, sendo 700 mil reais para o Restaurante Universitário e 100 mil reais para a aquisição de acervo bibliográfico.

O ex-Senador João Alberto Capiberibe, (PSB) também deixou sua marca, destinou 1 milhão e 260 mil reais para a reforma e ampliação predial, bem como a aquisição de veículo.

A ex-Deputada Federal Janete Capiberibe (PSB) destinou 1 milhão de reais para a pós-graduação (Cursos de Doutorado Interinstitucional) de professores e técnicos da Universidade.

Em apenas 8 meses de gestão a atual administração arrecadou 8 milhões e 560 mil reais em recursos para o desenvolvimento da Universidade do Estado do Amapá, alcançando um marco na história da UEAP.

A Reitora Profa. Dra. Kátia Paulino dos Santos frisou que "considerando as dificuldades financeiras pelo qual passa o Estado, as emendas parlamentares representam uma das mais fortes vias de crescimento e estruturação da Universidade. Temos sido bem recebidos pela bancada, que tem se mostrado sensível e interessada no crescimento e dinamização da UEAP."

Para a Vice-Reitora, Profa. Dra. Marcela Nunes Videira, "no atual cenário da Universidade, torna-se imperativo o investimento em estrutura e qualificação dos servidores para o desenvolvimento e fortalecimento dos cursos. Além do que estes, são os principais pontos indicados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, bem como dos relatórios de avaliação dos cursos expedidos pelos Conselho Estadual de Educação".

Publicado em: Segunda-feira, 01 de Abril de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.