Projeto Esporte e Inclusão comemora Páscoa e Dia das Mães com idosos na AABB
Ueap em parceria com a Sedel e FPA mantêm o projeto Quinta Feliz, que realiza atividades e monitora a saúde individual de aposentados.

A maranhense de 65 anos Abianci Perez, Bianca, se declara uma nômade. Já viveu em várias cidades do nordeste do Brasil, além de São Paulo, Goiás e até na Argentina, onde seu filho trabalha atualmente. Porém, após se tornar viúva, Bianca se viu solitária em Macapá, e chegou a desenvolver um quadro depressivo. Foi quando conheceu o projeto Quinta Feliz, a convite do educador físico Marlon Gomes, que hoje desenvolve o projeto de extensão Esporte e Inclusão, da UEAP em parceria com a Sedel e a Federação Paradesporto do Amapá (FPA).

Nesta última quinta-feira, 09, Bianca e dezenas de outras senhoras e senhores que fazem parte do Quinta Feliz estiveram numa ação externa que a um só tempo confraternizou a Páscoa e o Dia das Mães ao projeto. A turma seguiu no coletivo da Ueap até a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde realizaram atividades de lazer e esportivas, como voleibol, dança de salão, sorteios de brindes e, claro, aproveitaram a piscina do clube. Na ação desta última quinta, acadêmicos e servidores da Escola Graziela Reis de Souza ofertaram serviços gratuitos de maquiagem e manicure.

“Hoje temos aproximadamente 60 idosos que procuram o Quinta Feliz todas as semanas”, revelou Marlon Gomes, “eles já tiveram pela manhã o acompanhamento psicológico e social e pela tarde é o momento de lazer”.

O PROJETO - Pelo projeto, a Ueap deixa disponível aos idosos a quadra poliesportiva e a biblioteca do campus 1, além de promover passeios culturais em exposições, museus e monumentos turísticos, além do monitoramento da saúde física dos participantes, sob a coordenação da servidora Marceli Pureza, que também aciona o departamento psicossocial da universidade para realizar os acompanhamentos. Por meio do acompanhamento individual, os educadores do projeto podem encaminhar o idoso a um tratamento específico e gratuito de saúde, caso haja a necessidade.

Os encontros do projeto Quinta Feliz, até 2018 ocorrem a partir das 15h, todas as quintas-feiras, no campus 1 da Ueap (Av. Presidente Vargas, 650, Centro). O projeto desenvolve atividades como dança, bocha, dominó, voleibol, chute a gol, corrida, além de passeios culturais e leitura. Para se inscrever, basta comparecer ao encontro munido dos documentos de identificação e ter mais de 60 anos de idade.

Quanto ao quadro depressivo, Bianca Perez afirma ter tirado de letra: “eu estou feliz, por isso estou aqui, quando chega a quinta-feira a gente já amanhece pensando em vir para cá, se cuidar, ficar mais bonita e ter amigos”.

Texto: Diego Diniz

Foto: Everton Fernando

Publicado em: Quinta-feira, 09 de Maio de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.