A Universidade do Estado do Amapá apoia o Novembro Azul. Cuidar da saúde também é coisa de Homem!
Foto: Floriano Lima
Colegiado de Letras da UEAP em parceria com Aprofap realizam III Simpósio de Línguas e o III Encontro de Professores de Francês do Amapá.
Com lançamento do livro, Estudos Linguísticos na Amazônia

Colegiado de Letras da UEAP em parceria com Aprofap realizam simpósio e livro sobre estudos linguísticos é lançado durante evento.

Nos dias 2 a 4 de outubro, o Centro de Línguas da UEAP e a Associação dos Professores de Francês do Amapá (Aprofap) realizaram o III Simpósio de Línguas e o III Encontro de Professores de Francês do Amapá.

Durante três dias, foram discutidos os cenários e as tendências no ensino de línguas, assim como, as teorias, as práticas e as pesquisas.

No hall da Universidade, foram expostos trabalhos de escritores e poetas regionais e nacionais, amostras da literatura brasileira e exposição de poetas modernistas.

Entre eles, João Cabral de Melo Neto que foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. É considerado o maior poeta de língua portuguesa.

Destacou-se, no evento, a poeta e professora amapaense, Carla Nobre, com seu livro “Exageros e Delicadezas”.

Adélia Luzia Prado de Freitas também foi lembrada. Na literatura brasileira o surgimento da escritora representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante, incorporando os papéis de intelectual, mãe, esposa e dona-de-casa.

Durante os três dias também teve música, dança típicas da região amazônica, como por exemplo, o carimbó e o marabaixo.

No auditório central, foram feitas oficinas, palestras e debates sobre a situação atual da língua portuguesa e francesa no Brasil, em especial a língua indígena na Amazônia.

Temos uma situação regional muito peculiar, o estado faz fronteira com o território francês, com a realização do Simpósio é a grande oportunidade de discutir e debater o futuro da língua portuguesa, francesa e indígena, fortalecendo assim a nossa cultura, a economia e também a nossa questão geográfica", diz a Professora Doutora Kelly Cristina Nascimento.

Centenas de pessoas da comunidade da Ueap e externa participaram de palestras com Professores e Doutores renomados, como: Carlos Cernadas, da UFPA; Cristina Moerbek, da USP; Véronique Marie, também da USP e Vera Lúcia, do Estado de Minas Gerais.

Outra discussão importante no evento foi sobre as mudanças aplicadas pela Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (BNCC), que tornou a língua inglesa obrigatória no Brasil.

Esse evento é importante porque vai fortalecer a rede do Estado e a integração das instituições de ensino do Amapá para que possamos disseminar a língua portuguesa e o francês nas escolas", Prof. Ma Maria Doraci Guedes

Durante o evento, foi lançado o livro Estudos Linguísticos na Amazônia, um trabalho especial de inúmeros profissionais, entre eles: Edna dos Santos Oliveira, Eduardo Alves Vasconcelos e Romário Duarte Sanches. 

O objetivo de realizar o Simpósio em parceria com a Aprofap este ano é oxigenar a formação do ensino de Línguas no Estado e também promover a formação continuada. Realizamos mais um evento científico onde circula o conhecimento, ganhando toda a comunidade acadêmica", diz a Prof. Dra. Edna dos Santos, coordenadora do curso de Letras da UEAP.

O livro fala sobre o estudo linguístico na Amazônia, o contexto histórico, os desafios, a demanda aos povos indígenas no Estado do Amapá e a formação de novos profissionais.

Nós adicionamos aqui no livro estudos de professores do Amapá, Pará e Amazonas, que abordam temas do português falado nesses três estados da região norte e também em área indígena e quilombola, são estudos importantes para a identidade linguística na Amazônia.", conta o Prof. Dr. Romário Duarte Sanches, um dos autores do livro.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicado em: Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br