A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) promoveu nesta sexta-feira, 5, a programação do 2° Seminário de Graduação realizada no Campus Território dos Lagos (CTL), no município de Amapá. Essa é a primeira vez que o evento é promovido no campus, e tem como objetivo promover e renovar o debate sobre o papel da academia diante dos desafios e demandas da sociedade, mas agora levando em conta o contexto do município.
“Aqui discutiremos os processos formativos dos currículos, mas também vamos discutir esses temas como a exploração do petróleo e também sobre agronegócio e sustentabilidade. Dessa forma, trouxemos quatro palestrantes para fazer as discussões e trazer contribuições para o desenvolvimento da região dos lagos”, disse Heryka Nogueira, docente a frente da pró-reitoria de Graduação da Ueap.
A ideia do Seminário é que não sejam apenas incentivadas trocas de experiências mas também um aprimoramento das práticas universitárias. E trazendo para a realidade do CTL, alguns temas foram debatidos por professores e também técnicos e discentes presentes na plateia na Câmara de Vereadores de Amapá.
Uma dessas temáticas foram os desafios gerados pelas mudanças climáticas e ambientais na formação do engenheiro agrônomo, curso oferecido pelo Campus Amapá da Ueap. O professor Hebert Gustavo, um dos palestrantes explicou que essa já é uma realidade que já afeta o dia a dia dos produtores e a tendência é ser mais presente ainda em suas realidades com o passar dos anos.
“A gente fala de mudanças climáticas hoje, mas não é só uma palavra bonita, é algo que está acontecendo, a média climática aumentou um grau e meio, isso já vai trazer alguns efeitos colaterais, chuvas mais fortes, furacão onde não tinha até então, e gente vai ter agora novos desafios, alguns conhecidos, e os inúmeros novos desafios, que são desconhecidos”, explicou o professor.
Outro tema debatido, não apenas no Campus Território dos Lagos, mas também na programação realizada em Macapá, foi a importância da universidade no futuro cenário de exploração do petróleo na costa do estado, exposto pelos professores Jackson Epaminondas e Romeu Bandeira.
Quem também fez parte dos debates foram os estudantes do CTL. Que puderam, além de ouvir as contribuições dos professores e técnicos que palestraram no evento, também trazerem suas visões acerca das temáticas. Como foi o caso de Osvald Kayk, estudante do 4º período do curso de Engenharia Agronômica, que acha muito importante o aprimoramento dos cursos da Ueap para o fortalecimento do setor agropecuária de seu município.
“Sabemos que a sustentabilidade hoje é muito importante e para nós que somos da área da agricultura e da pecuária, é fundamental entendermos como nossa atividade pode afetar o meio ambiente e também discutir técnicas que possam diminuir esse impacto”, relatou o estudante.