A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) marca presença na Expo Favela Innovation 2024 com um estande no Sebrae Amapá, local da feira, organizado por professores e alunos do curso de Tecnologia em Design, onde estão sendo apresentados projetos e produtos criados pelos acadêmicos, além de oficinas oferecidas ao público presente no evento.
"A Expo Favela é uma feira de grande representatividade para a questão do empreendedorismo, da inovação e o curso de design está aqui presente com a oportunidade de mostrar o que é o design tem, principalmente em relação ao desenvolvimento de produtos voltados para a tecnologia. Temos aqui design de moda, de joias, prototipagem de produtos, então tudo isso é uma oportunidade de trazer visibilidade para o curso, principalmente com a chegada dos novos professores do concurso deste ano, que vieram agregar ainda mais ao curso e também trazer essa experiência ao aluno", disse a professora do colegiado de Design, Danny Florencia, uma das organizadoras do estande.
A programação idealizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e que ocorre na sede do Sebrae Amapá vai até o dia 10, e contará com a participação da equipe da Ueap até o último dia, que além de está presente com o espaço, também desenvolveu um painel “instagramável”, produzido por acadêmicos, professores e técnicos da universidade
Projetos expostos na Expo Favela Innovation 2024
Dentre os trabalhos acadêmicos apresentados no evento, estão abordagens sobre o desenvolvimento de produtos de maneira sustentável, como a reciclagem de papéis descartados e produção de sabonetes a partir de óleo de cozinha reutilizado. Também estão sendo expostos trabalhos artísticos realizados por alunos e produtos desenvolvidos por professores, como jóias e peças de moda.
A aluna Sara Aranha teve a oportunidade de expor uma ação de extensão desenvolvida por ela, em que reutiliza móveis que seriam descartados, trazendo uma roupagem diferente, inspirada em movimentos artísticos modernistas. A ideia da acadêmica é que futuramente ela possa apresentar o seu trabalho para a comunidade e ensinar a população a desenvolver esses produtos.
"Estou na fase de criação das coleções de móveis e logo a gente vai estar trazendo a sociedade, estendendo a universidade para fora, que é o objetivo principal da ação. A ideia então é futuramente gerar esse processo de aprendizado, e que no final as pessoas consigam fazer a criação de um produto através de algum tipo de material descartado", explicou a estudante.
E para aproximar a comunidade da Universidade, acadêmicos e professores do curso de Design também estarão realizando oficinas, que iniciam a partir do dia 9 e vão ensinar o público presente na Expo Favela 2024 a produzir croquis, desenhos de projetos, entre outras técnicas da área.
Confira os horários das oficinas:
9/8 Manhã:
Oficina 01 – 10h – 12h
Abertura de Letras. Responsável: Prof. Jorge Duarte
9/8 Tarde:
Oficina 02: 14h – 16h
Desenho de Projetos de Produto e Rendering Manual. Responsável: Profa. Gabrielly Richene
10/8 Manhã:
Oficina 03: 10h – 12h
Produção de Croquis e Moda. Responsável: Profa. Danny Florêncio
10/8 Tarde:
Oficina 04: 14h – 16h
Produção de Macramê. Responsável: Thais Loba