Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Equipe de futebol de areia da Ueap se prepara para etapa nacional dos Jogos Universitários

A equipe de futebol de areia da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) já está nos últimos preparativos para a etapa nacional dos Jogos Universitários (Jubs), que esse ano será realizada no Rio de Janeiro. Os alunos-atletas da instituição vão embarcar neste sábado, 17, para cidade maravilhosa e esperam voltar com bons resultados para o Amapá.

“Estamos naquele momento de ansiedade pra participar da competição, nós passamos praticamente o ano todo nos preparando pra esse momentos, e agora vamos representar nosso estado. A expectativa é muito grande também porque é a oportunidade de conhecer uma nova cidade, novas culturas, com gente de todo o Brasil”, disse o capitão do time, Ian Magalhães, aluno do 10° período de Engenharia de Produção.

No Jubs, o time competirá com outras equipes universitárias, representantes de seus respectivos estados. A Ueap conseguiu o direito de disputar o campeonato, depois de ser campeã da etapa estadual, vencendo a Universidade Federal do Amapá (Unifap) na final por 4 a 3, na prorrogação.

A equipe amapaense está se preparando há cinco semanas e nesta quarta-feira, 14, realiza o seu último treino no campo de futebol de areia do Araxá. Para o treinador, Diego Assis, um ponto a favor do time é o entrosamento entre os jogadores, que já disputam competições em outras modalidades.

“O nosso time tem jogadores que praticam o Fut 7, o Futebol de Areia e Futsal. Alguns já estão desde 2019 com a gente, já temos um certo entrosamento, uma base e um sistema de treinamento que vem sendo usado para diversas modalidades e esperamos que possa trazer bons resultados nessa modalidade”, disse o servidor técnico, que também exerce a função de analista na área de educação física na Ueap. 

A primeira partida da Ueap na competição nacional está marcada para o dia 20 de agosto, e será disputada nas areias da praia de Botafogo. O sorteio que define o adversário da universidade ainda deve ser realizado no dia 19 pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), organizador do evento.

Também compõem a delegação da Ueap no campeonato, a dupla de vôlei de praia Bruna Marques, do curso de Engenharia Florestal, e Daniella Santos, estudante de Licenciatura em Filosofia. As alunas também conseguiram a vaga após conquistarem a etapa estadual do Jubs.

A viagem dos atletas foi viabilizada através de uma das modalidades de auxílio do Programa de Incentivo ao Esporte (Proi-Esporte) da Ueap, o auxílio viagem que é acessada quando os estudantes vencem uma etapa estadual dos Jogos Universitários e se classificam para o campeonato a nível nacional. O Proi Esporte também oferece os auxílios atletas no valor de R$ 700 mensais que cobrem outros gastos dos estudantes.


Última Modificação em : 26/05/2026 09:34:23