A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) empossou nesta quarta-feira, 29, no Auditório do Campus I, os novos docentes aprovados no último Concurso Público da instituição. Além da posse, os novos servidores também participaram de um evento de integração, onde puderam ser apresentados a equipe da Reitoria, pró-reitorias e diferentes setores da Universidade. Os professores já haviam sido anteriormente nomeados em evento realizado na última terça-feira, 28.
“O número de professores da Ueap mais que dobra e isso não vai refletir só no ensino, nas atividades de sala de aula, esse novo corpo docente vai contribuir também com a extensão, pesquisa e a inovação. E sabemos que, por conta desse tripé, a universidade é fundamental para dar base para o crescimento do estado, então esses docentes contribuem também para o desenvolvimento tecnológico do Amapá como um todo”, disse a vice-reitora da Ueap, professora Marcela Videira.
No primeiro dia de programação da integração dos servidores, foram feitas, além das apresentações das Reitorias e das Pró-reitorias, exposição de outros setores como: Divisão de Apoio ao Ensino (DAE), coordenações dos cursos, Unidade de Currículos e Disciplinas (UCD), entre outros.
Tendo seus nomes chamados um por um e registrando esse momento importante de suas trajetórias profissionais, os novos docentes puderam se sentir mais acolhidos, agora recebendo os seus termo de posse dentro das dependências onde agora serão as suas segundas casas. Para o novo professor do colegiado de Licenciatura em Matemática, Ítalo Bruno, esse é um momento que marca uma sensação de dever cumprido.
“Estou na Ueap desde 2019, como professor substituto, tanto a nomeação de ontem na Sede dos Magistrados quanto à posse hoje, foram momentos muito significativos na minha vida, pois vou ser efetivo no lugar que eu amo de verdade trabalhar”, revelou o professor.
Para professores como Gerson Félix, que fará parte do colegiado de Letras e é natural do Piauí, essa foi uma oportunidade de não só ter acesso ao seu termo de posse e conhecer a estrutura da universidade, mas também de socializar com outros colegas docentes. O que é fundamental para ele que está chegando e conhecendo agora o estado do Amapá.
“Essa parte mais humana é fundamental, assim pudemos nos socializar e conhecer as pessoas que estão por trás das reitorias, o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Universidade, bem como os rumos que a Universidade deseja alcançar, os novos caminhos e de que forma nós, que estamos entrando agora, podemos contribuir para a melhoria da UEAP”, relatou o docente.
O evento segue no dia 31, quando os novos docentes serão apresentados à Comissão de Permanente de Avaliação (CPA), Divisão de Registro e Controle Acadêmico e uma exposição mais aprofundada da Pró-reitora de Graduação (Prograd).