Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Tese de professor de Filosofia da Ueap é premiada em evento nacional

O professor do colegiado de Filosofia da Ueap, Rodrigo Benevides, foi premiado no Prêmio Anpof 2024, evento organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e que condecora teses e dissertações de todo o Brasil ao longo do biênio.

O prêmio Anpof é concedido pela maior entidade nacional da Filosofia acadêmica brasileira e ocorre dentro do Encontro da Anpof, evento mais relevante dentro do contexto de apresentações e comunicações da disciplina no país. Ao todo, 54 cursos de mestrado e 31 cursos de doutorado são reconhecidos pela Capes e todos são filiados à associação ou estão em processo de filiação.

A cada biênio, cada programa de pós-graduação escolhe e envia suas melhores teses de doutorado para concorrer ao prêmio. Após esse processo, a comissão da organização escolhe as quatro teses finalistas, e para encerrar, elege a tese vencedora e outra como menção honrosa. Na época, o professor ainda era doutorando da UFSCar e representou a instituição na premiação, concorrendo com trabalhos da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da PUC do Paraná.

Para o docente, essa premiação serve como incentivo para que os estudantes da UEAP percebam a viabilidade em seguir o caminho da pesquisa, como também trazer mais visibilidade à universidade. Além do recebimento de um diploma atribuído pela Anpof, as teses premiadas serão publicadas em um livro eletrônico produzido pela associação. 

“Vivemos um momento muito importante de promover o nosso curso, tendo em vista que o colegiado do qual faço parte possui o intuito de implementar o quanto antes um programa de mestrado acadêmico em Filosofia aqui na UEAP para que não apenas os nossos alunos possam dar continuidade à formação, como também pesquisadores de áreas afins”, disse o professor.

O docente recebeu a honraria pelo seu estudo intitulado “Natureza e Ontologia em Merleau Ponty”, realizado sob orientação do professor Luiz Damon Santos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E para conquistar o prêmio, o trabalho foi avaliado pela Comissão da ANPOF, formada por docentes de Programas de Pós-Graduação da área de filosofia de diversas regiões do país

 Natural do estado do Ceará, o professor é graduado em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Rodrigo trabalha desde 2019 como professor, ocupando o cargo de professor substituto de algumas instituições, até conseguir ser aprovado como professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí. No entanto, em 2024, o docente foi aprovado no último concurso para docentes da Ueap e resolveu se mudar para o Amapá, para fazer parte do colegiado de Filosofia da universidade.


Última Modificação em : 26/05/2026 09:35:26