Com o objetivo de contribuir com o ensino da Química, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza, entre os dias 24 e 26 de novembro, a I Semana do Ensino da Química, evento que pretende estabelecer diálogos entre a academia e as escolas, através de mesas-redondas e apresentações de projetos, sobre caminhos a serem seguidos dentro da disciplina.
O evento é uma ação de extensão do curso de Licenciatura em Química da instituição, e tem como foco principal a formação de professores da disciplina, tanto os que já atuam nas salas de aula, como os próprios alunos do curso.
Como explica o coordenador do projeto, o professor Dr. Ivo Bernardi de Freitas, a ideia é que os participantes enriqueçam seus conhecimentos através da troca de experiências.
“A gente acredita que o compartilhamento de informações e ideias que vão ocorrer durante o evento pode gerar inspirações. Como por exemplo um professor que observa um outro que trabalha de uma forma, em um contexto, e tenta trazer isso para o seu contexto. Esse é um impacto direto na educação básica, porque está ajudando na formação desses professores”, explicou o docente.
Ao longo da realização do evento, também será incentivada a produção de materiais didáticos, a troca de saberes e a valorização dos contextos amazônicos, relacionando a realidade vivida na região, com temas presentes nas ementas da Química nas escolas.
A equipe da organização, depois de finalizado o evento, pretende também reunir os relatos apresentados em uma publicação institucional da UEAP, fortalecendo a identidade e a memória do ensino de Química no estado.
Os interessados podem realizar sua inscrição no site oficial do evento.
Confira a programação completa do evento:
Dia 1 – Integração, credenciamento e abertura (24/11 - segunda-feira)
16h - 16h30 Credenciamento dos participantes e das participantes e entrega de materiais
16h30 - 17h Cerimônia de abertura oficial
17h - 17h30 Momento cultural de abertura
17h30 - 18h Intervalo (lanche)
18h - 20h Mesa-redonda de abertura: “Saberes e práticas no Ensino de Química na Amazônia Amapaense: vozes das florestas, do campo, das águas e da cidade”.
Dia 2 – Relatos de Experiência dos Professores e das Professoras da Educação Básica (25/11 - terça-feira)
16h - 18h Apresentações e discussões parte I
18h - 18h30 Intervalo (lanche)
18h30 - 20h Apresentações e discussões parte II
Dia 3 – Relatos de Experiência dos Acadêmicos e das Acadêmicas e encerramento (26/11 - quarta-feira)
14h - 16h Apresentações e discussões parte I
16h - 16h30 Intervalo (lanche)
16h30 - 18h30 Apresentações e discussões parte II
18h30 - 20h Avaliação coletiva do evento e encerramento (lanche)