A Universidade do Estado do Amapá (UEAP) passou a integrar a rede nacional de monitoramento climático. A instituição foi selecionada pela Defesa Civil do Estado como um dos pontos estratégicos para a instalação de um pluviômetro automático vinculado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
A iniciativa transforma o campus universitário em uma unidade de coleta de dados, fornecendo informações em tempo real sobre o volume das chuvas na região metropolitana de Macapá. Esses dados são fundamentais para a emissão de alertas precoces e para apoiar as autoridades na tomada de decisões voltadas à prevenção de inundações, alagamentos e outros desastres naturais.
Tecnologia e segurança
O equipamento instalado na UEAP faz parte de uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) de alta precisão. Diferente dos métodos manuais, esses sensores transmitem informações a cada 10 minutos via rede celular.
Qualquer cidadão, além de gestores e pesquisadores, pode acompanhar os índices pluviométricos através do Mapa Interativo do CEMADEN, garantindo transparência e acesso à informação para toda a sociedade amapaense.
Expansão da rede no Amapá
A instalação na UEAP não é um fato isolado, esta parte de um cronograma de fortalecimento da gestão de riscos no estado e no país como um todo. De acordo com o Acordo de Adesão nº 106/2025, firmado entre o Governo do Amapá (via Corpo de Bombeiros) e o CEMADEN, o projeto está em sua segunda fase. Entre dezembro de 2025 e o início de 2026, a primeira etapa desta fase contemplou municípios como Porto Grande, Ferreira Gomes, Calçoene, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.
A escolha da UEAP e de outros prédios públicos (como escolas e delegacias) seguiu critérios rigorosos de segurança, conectividade e acessibilidade técnica definidos pelo CEMADEN. A aceleração das instalações ocorre em resposta ao inverno amazônico, período caracterizado por precipitações severas que elevam o risco de desastres hidrológicos.