Processos Seletivos
Graduação
Portal do Egresso
Serviços
Pós-Graduação
Extensão
Ueap sedia 4ª Jornada de Botânica e Ecologia e Semana Acadêmica de Ciências Naturais

A Universidade do Estado do Amapá é sede, entre os dias 26 a 29 de junho, da IV Joboeco (Jornada de Botânica e Ecologia), com extensa programação envolvendo mesa-redonda, palestras, cursos e eventos culturais e a presença de pesquisadores renomados dos principais institutos de pesquisa do estado do Amapá e de outras regiões, como Embrapa, Iepa Ueap, Unifap e UnB.

Com 600 participantes, entre estudantes de ensino médio e pesquisadores profissonais, a IV Joboeco se firma como um dos grandes eventos de botânica do estado. “É um feedback entre a universidade e a sociedade como um todo, é uma maneira de nos voltarmos para sociedade e falarmos numa linguagem mais ampla, mais simples, sem aquela sisudez da linguagem acadêmica que usamos quando estamos no laboratório ou em campo elaborando pesquisas”, analisa Luciano Araújo, botânico e coordenador da Joboeco.

A abertura do evento ocorreu no auditório central da Ueap, no campus de Macapá, e teve a presença do Dr. Antonio Claudio de Carvalho, pesquisador da Embrapa. "É muito relevante que se façam jornadas e semanas acadêmicas como esta. Estamos às vésperas do maior evento ambiental da história, que vai se passar na nossa região, a COP 30, e é necessário reunirmos o maior número de ideias inovadoras, projetos e pesquisas voltadas à bioeconomia", afirmou Carvalho. “Para se ter ideia da dimensão do que será a COP 30, em Belém não há como hospedar o contingente de pessoas que vai à COP, então serão utilizados navios-hotéis ao redor de Belém, e também as subsedes, como Macapá, Salinópolis e São Luiz do Maranhão”, detalhou Carvalho. O pesquisador exemplificou casos de sucesso do uso inteligente da biotecnologia, a exemplo do fim do garimpo na região do Bailique. Após o fim das atividades de extração mineral, a população local, em especial as mulheres ribeirinhas, passaram a desenvolver a coleta das sementes de pracaxi, de onde extraem-se óleos muito valorizados na indústria da cosmetologia.

"Se eu fosse começar minha carreira hoje, começaria pelo estudo desses óleos, pelo extrativismo bio-sustentável, esse é o futuro, e o Amapá está na vanguarda dessa economia", afirma.

 

Segundo a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ueap (Propesp), a universidade investiu, de 2018 até hoje, aproximadamente R$22 milhões em pesquisa e desenvolvimento – entre recursos cedidos pelo estado ou oriundos de entes privados parceiros da universidade. Um dos projetos com participação dos pesquisadores da Ueap foi a estruturação do parque ambiental urbano – a ser apresentado durante os eventos da COP 30, com lugar na região da Lagoa dos Índios – e as diversas premiações obtidas por pesquisadores da área da Botânica em eventos acadêmicos importantes, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A IV Joboeco terá como sede principal o campus I da Universidade (com eventos culturais diversos em outros locais próximos ao campus) e se estenderá até o próximo sábado (29) com vários minicursos, palestras, apresentação de painéis, atividades de extensão (com destaque para o evento cultural de encerramento, o tradicional Cerveja com Ciência) e muito mais!

INSCRIÇÕES ABERTAS - As inscrições estão aberta sao público até o dia 29 de junho. Para inscrever-se, o participante deve preencher o cadastro no endereço even3.com.br/iv-joboeco/, bastando clicar no botão “Realizar Inscrição” no canto inferior do site, onde também se encontra o cronograma completo de programações da IV Joboeco.


Última Modificação em : 10/06/2025 08:42:00